Dois novos ônibus 100% elétricos começam a circular em Salvador a partir da próxima segunda-feira (26). Os veículos irão operar de forma experimental nas linhas 0137 – Lapa x Barra Avenida e 1347 – Estação Pirajá x Pituba, do sistema de transporte coletivo por ônibus e na B1 – Rodoviária x Pituba, do BRT Salvador.
A iniciativa busca avaliar o desempenho dos coletivos elétricos tanto no transporte convencional quanto no BRT. Além disso, os dados coletados na avaliação serão utilizados para embasar os estudos que vem sendo conduzidos sobre a operação de crédito da Prefeitura de Salvador com o Banco Mundial para aquisição de frota elétrica. A transação vai permitir a compra de aproximadamente 100 ônibus movidos à eletricidade.
Atualmente, Salvador já conta com oito ônibus movidos à eletricidade. Os dois novos modelos foram cedidos pelas montadoras Ankai e Tevx Higer e vão operar durante 30 dias. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), a proposta é fortalecer a política de sustentabilidade e modernização da frota.
“Esse é mais um passo no compromisso da cidade com a mobilidade sustentável. Os testes nos permitem entender o comportamento desses veículos em serviço, avaliar consumo, desempenho e custos operacionais”, explicou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza.
Os veículos oferecem uma série de diferenciais. O articulado da Tevx Higer tem 18,7 metros de comprimento, capacidade para até 130 passageiros, piso baixo e acessibilidade total, além de ar-condicionado e portas USB para recarga de dispositivos. Já o modelo da Ankai, tem 12 metros e comporta até 83 passageiros, mantendo os mesmos padrões de conforto e acessibilidade.
Foto: Ascom Semob