Durante entrevista ao programa PNotícias, da rádio Piatã FM, nesta quinta-feira (22), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou as especulações sobre uma possível candidatura de Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil, ao governo da Bahia em 2026. A discussão ganhou força após uma coluna de Lauro Jardim, publicada em O Globo, sugerir que Rui não teria descartado a disputa pelo cargo.
Jerônimo, no entanto, minimizou a possibilidade, afirmando que Rui já demonstrou interesse em outro caminho político: o Senado. Em fevereiro, em entrevista à Rádio Metrópole, Rui declarou que seu nome estaria “colocado” para a chapa como senador, mas que ainda aguardava conversas com o presidente Lula. Já em abril, voltou a rejeitar a ideia de disputar o governo, afirmando que as especulações “não têm o menor cabimento”.
“Ele já deixou claro que o interesse dele é o Senado. Ele está colocando o nome, mas isso não quer dizer que está impondo. Disse: ‘Tenho interesse em disputar o Senado; o governador vai continuar no projeto’. Eu tenho trabalhado e corrido para dar respostas ao povo da Bahia, que me escolheu para governar e conhecer melhor o estado”, afirmou Jerônimo.
O governador também negou qualquer atrito com Rui ou Lula, destacando a sintonia com ambos. “A pegada é essa: ajudar Lula e Rui Costa, que está fazendo um bom trabalho em Brasília, todo mundo sabe disso. Tem essas intrigas e polêmicas, mas a relação está boa, claro. Tenho líderes, não escondo isso, são referências para mim. Sou líder enquanto governador, mas tenho parceiros e amigos que ouço, com quem falo. A caneta está na minha mão, mas não uso isso para ser autoritário. Eu escuto deputados, vereadores e prefeitos”, completou.
Foto: Reprodução