quarta, 21 de maio de 2025
Euro Dólar

PERÍODO CHUVOSO EXIGE ATENÇÃO REDOBRADA COM A SAÚDE, ALERTA ESPECIALISTA

Bruna Carvalho - 21/05/2025 12:25

Com a intensificação das chuvas na Bahia durante o mês de maio e a previsão de novas frentes frias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), acende-se um alerta: o período chuvoso exige atenção redobrada com a saúde. Além dos transtornos à rotina da população, as chuvas contribuem para o aumento de doenças transmitidas pela água contaminada, pelo mosquito Aedes aegypti e também para o agravamento de doenças respiratórias.

Entre os principais riscos associados ao período estão as infecções causadas por água contaminada — como hepatite A, diarreias infecciosas e leptospirose — e as doenças respiratórias, que se agravam com a umidade e as mudanças de temperatura, como gripes, resfriados, sinusites e pneumonias. O cenário ainda é agravado pela proliferação de mosquitos, responsáveis pela transmissão de dengue, zika e chikungunya, favorecida pelo acúmulo de água parada.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina da Unidompedro | Afya, o médico Rodrigo Pimentel, medidas simples podem ajudar a reduzir os impactos à saúde neste período.

“As chuvas trazem mudanças significativas no ambiente e no saneamento básico. Por isso é fundamental evitar o contato com água de enchente e não andar descalço em áreas alagadas para prevenir infecções como a leptospirose. Alimentos e água potável devem ser bem armazenados, sempre priorizando água filtrada ou fervida. Além disso, reforçar a higiene pessoal, o descarte correto do lixo e eliminar focos do mosquito da dengue são atitudes essenciais”, orienta o médico.

O especialista também reforça a importância de manter a vacinação em dia — especialmente contra hepatite A e gripe — e de procurar atendimento médico ao menor sinal de sintomas como febre alta, dores musculares, vômitos ou diarreia, principalmente após exposição a enchentes ou ambientes insalubres.

Foto: Freepik/Banco de Imagens

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.