terça, 20 de maio de 2025
Euro Dólar

VEJA ONDE ESTÃO SITUADOS OS CINCOS CASOS COM SUSPEITA DE GRIPE AVIÁRIA

VICTOR OLIVEIRA - 20/05/2025 14:31 - Atualizado 20/05/2025

Nesta terça-feira (20), o Brasil segue investigando possíveis novos casos de gripe aviária no país. São cinco casos suspeitos, sendo dois em granjas comerciais e três em aves criadas para subsistência. Os casos em investigação são cinco estados diferentes; Rio Grande do Sul, Tocantins, Santa Catarina, Ceará e Pará.

Até a última segunda-feira (19), era sete casos em análise porém três resultados deram negativo. Foram descartados da possibilidade de gripe aviária casos nos seguintes estados: Mato Grosso, Sergipe, e uma criação para subsistência em um raio de 10 km de Montenegro, onde surgiu o primeiro foco, no Rio Grande do Sul.

O primeiro acontecimento da doença em granja comercial foi identificados no Brasil, na última sexta-f eira, 16, e desde então, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) tem dobrado os cuidados para que a doença não se espalhe, com a instalação de seis barreiras sanitárias na região Montenegro. Na sexta-feira, a doença também foi identificados em animais silvestres de um zoológico na cidade de Sapucaia do Sul (RS), 60 km do primeiro foco da doença.

De acordo com MAPA, desde que a gripe aviária foi constatada pela primeira vez em animais silvestres, no ano de 2023, já foram realizadas mais de 2,5 mil investigações de casos suspeitos de doenças respiratórias e nervosas. Ao longo do ano, já foram feitas 309 análises a partir da coleta de amostras de animais com suspeitas de doenças.

Veja onde existem casos sendo investigados
• Aguiarnópolis (TO) – granja comercial
• Ipumirim (SC) – granja comercial
• Salitre (CE) – produção doméstica para subsistência
• Estância Velha (RS) – produção doméstica para subsistência
• Eldorado do carajás (PA) – produção doméstica para subsistência

Casos descartados nesta segunda-feira
• Nova Brasilândia (MT) – criação de subsistência
• Grancho Cardoso (SE) – criação de subsistência
• Triunfo (RS) – criação de subsistência

Foto: REUTERS/Danish Siddiqui

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.