terça, 20 de maio de 2025
Euro Dólar

SALVADOR RECEBE PROJETO QUE PROMOVE INCLUSÃO DE CATADORES AUTÔNOMOS NA CIDADE

Matheus Souza - 20/05/2025 18:26

Salvador ganhou, nesta terça-feira (20), a mais nova unidade do Conexão Cidadã, projeto nacional voltado para catadores e catadoras autônomos de materiais recicláveis. Realizado pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, do Instituto Heineken e da Tetra Pak. O evento de lançamento, ocorrido na manhã de hoje no Doca 1, no Comércio, reuniu autoridades, catadores, parceiros e representantes da Ancat.

O programa foi originalmente lançado em 2024, em São Paulo, com o nome de Hub da Cidadania, mas em 2025 recebeu o nome de Conexão Cidadã. Na capital baiana, a meta é ir nas comunidades para cadastrar mil catadores que atuam de maneira informal e trazer dignidade para estes trabalhadores, como explica o titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler.

“Alguns catadores provavelmente não têm documentação ou precisam de algum atendimento psicológico ou de saúde. Sendo assim, vamos dar orientação e indicar para ações promovidas pela Prefeitura, através de secretarias como a Sempre (Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer), com o CadÚnico, e a Semdec (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda), para se tornar um empreendedor”, diz.

O presidente da Ancat, Roberto Rocha, conta há 12 equipamentos em todo o país atualmente para apoiar a cidadania e o fortalecimento dos catadores e catadoras de rua. “A sociedade ganha com a inclusão deste público, que se fortalece e passa a saber que a catação na rua é um trabalho importante e que, como profissão, o trabalhador pode se engajar em uma cooperativa, por exemplo”, declara.

 

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.