O segundo trecho do BRT de Salvador completa um ano de operação nesta primeira quinzena de maio de 2025. Inaugurado em maio de 2024, o trecho liga a região da Estação da Lapa à Avenida Juracy Magalhães, facilitando o deslocamento diário de milhares de usuários. Com ônibus modernos, climatizados, acessíveis e com internet gratuita, o modal tem contribuído para a mobilidade urbana, reduzindo o tempo de viagem e integrando-se com outros meios de transporte da cidade.
O trecho 2 do BRT beneficia diretamente a população de 15 bairros pelos quais ele passa, com 460 mil habitantes no entorno. São eles: Santa Cruz, Candeal, Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas, Brotas, Horto, Engenho Velho da Federação, Acupe de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Federação, Garcia, Tororó, Barris, Nazaré e Centro.
O percurso possui 7 km e passa pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama, além do Dique do Tororó. São oito estações: Cidade Jardim, Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. Além disso, é possível fazer a integração com outros modais por meio do Salvador Card, como o metrô e os ônibus convencionais.
A B4 – Pituba x Lapa foi a primeira linha a utilizar o novo trecho. A linha opera das 5h às 23h10, todos os dias, com intervalo médio de saída dos ônibus a cada 10 minutos, em dias úteis. Já a linha B5 – Rodoviária x Lapa foi a segunda a operar nesse trecho e funciona das 5h às 23h10, todos os dias, com intervalo médio de saída dos ônibus a cada 10 minutos, em dias úteis.
Rápido e seguro
Moradora de Nazaré, Keyane de Castro, de 42 anos, trabalha em uma unidade de ensino da capital. Ela, que ultimamente tem utilizado o modal para consultas médicas, conta que o serviço é muito bom. “É perto de casa, é mais rápido e bem mais em conta. Os veículos são ótimos e até falo para minha filha, ‘ó, estou pegando ônibus de aeroporto’, porque o ônibus de aeroporto é muito bom e esses são iguais, muito confortáveis”.
Moradora do Calabar, a recepcionista Gilvânia Rozendo, de 55 anos, usa o BRT de forma esporádica, mas considera um serviço que atende bem a população. “E tendo uma via única, sem engarrafamento, para mim é perfeito. É mais rápido e também mais seguro”.
Ampliação de linhas
Desde a inauguração do modal, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), vem monitorando o funcionamento do sistema e realizando ajustes operacionais para melhorar a experiência dos passageiros. O BRT Salvador é um dos principais investimentos em transporte público da capital baiana e, com os trechos já em funcionamento, começa a consolidar-se como uma alternativa eficiente para quem circula entre o centro e as principais vias da cidade.
Atualmente, o sistema possui cinco linhas – as outras são a B1 – Estação Rodoviária x Pituba (via Cidadela), B2 – Estação Rodoviária x Rio Vermelho e B3 – Estação Rodoviária x Pituba (via Paulo VI) – e já transporta mais de 1,8 milhão de passageiros por mês, registrando um crescimento de 42%. Ainda segundo a Semob, nos últimos três meses o crescimento acumulado foi de 18%, resultado diretamente ligado à chegada de novos serviços e a ampliação das linhas em operação.
Motorista do modal desde o início da operação, Cesar Roberto Correia conta que hoje roda as cinco linhas, desde o B1 até o B5. “Trabalhar no BRT é muito confortável e agradável. A gente se sente acolhido, porque em qualquer emergência, a gente aciona aqui o tablet, aí a central lá passa para eles e rapidinho resolve o problema. Nós fazemos o transporte dos passageiros com muita segurança, carinho, e bastante cuidado com eles. A gente encosta (o ônibus) direitinho pra não ter nenhum tipo de acidente nas estações. Espera eles adentrarem ao ônibus, se sentarem, ficarem bem confortáveis, né? Conforme as condições que o BRT oferece”, relata.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS