Crianças de 4 a 12 anos participaram, na tarde desta quinta-feira (15), da oficina gratuita de dobradura “Brincando com as Palavras”. A iniciativa integra o programa Caminhos da Leitura, desenvolvido pela Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e tem como objetivo valorizar a arte de brincar, unindo diversão e aprendizado, com foco no respeito às diferenças.
Em média, 20 crianças, moradoras de Sete de Abril, participaram da atividade realizada na biblioteca comunitária do bairro. A oficina teve como material de leitura o livro “O Rei que Tinha Orelhas de Burro”. Na voz de Sálua Chequer e de Igor Trovanova, que conduziram a oficina, a história foi ganhando forma de música e sendo cantada pelos pequenos, sendo ritmada por pandeiro e palmas.
“É uma atividade que contribui bastante, porque envolve a música, a contação de história, promovendo um momento leve e descontraído de aprendizagem. Estamos muito felizes em receber essa oficina com profissionais excelentes. As crianças estão amando. Eu acho importante que a FGM leve também para as bibliotecas comunitárias atividades lúdicas como essa, incentivando a leitura e promovendo a interação das crianças e adolescentes”, disse a fundadora da biblioteca e mediadora de leitura, Gicélia Melo. De acordo com a gestora, cerca de 40 crianças são atendidas na biblioteca do bairro e grande parte delas vive em situação de vulnerabilidade social.
Técnica em Supervisão, Organização e Gestão da Cultura da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM, Gabriela Cafruni explica que o objetivo do programa Caminhos da Leitura é incentivar o hábito de leitura, promover a difusão dos espaços das bibliotecas públicas, municipais e comunitárias, e contribuir também com o fortalecimento dos saberes através de ações educativas.
“A atividade é voltada para crianças de 7 a 11 anos, mas aqui há pessoas de todas as idades. No final, também tem oficina de criação de brinquedos manuais, inspirada nos contos populares, transmitidos oralmente entre gerações. A história do livro ‘O Rei que Tinha Orelhas de Burro’ aborda temas de identidade, aceitação e convivência com as diferenças, e está sendo acompanhada de jogos e brincadeiras que estimulam a leitura de forma lúdica e participativa”, acrescenta Gabriela.
Maio Laranja
Além da programação que já faz parte do Caminhos da Leitura, a FGM participa do Maio Laranja, com duas atividades especiais no Dia D da campanha, celebrado no domingo (18). O Maio Laranja é coordenado, em âmbito municipal, pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e busca conscientizar a população sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
As ações encabeçadas pela FGM vão movimentar o Espaço Carybé de Artes, no Forte São Diogo (Porto da Barra), e também marcam o Dia Internacional de Museus. Por isso, às 10h, ocorre o “História Cantada – Lugar de criança também é no museu”, com Sálua Chequer e Igor Trovanova, que reúne oficinas de botão mágico, chapéu de papel e boneca abayomi.
Já às 14h, o Espaço Carybé recebe a apresentação da atriz Cléia Makenda, que interpreta a boneca falante Sara. A personagem vai conversar com os participantes e falar sobre o Maio Laranja de forma lúdica, com foco na proteção de crianças e adolescentes.
Foto: Otávio Santos/Secom PMS