quinta, 15 de maio de 2025
Euro Dólar

MAIO LARANJA: ESPETÁCULO ‘UM FIO PARA LIBERDADE’ DISCUTE A VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL

João Paulo - 15/05/2025 09:40

“A adolescente Lorena tem a propriedade do seu corpo violada dentro da própria família e, através da arte, luta contra a cultura do estupro”. A chamada é ficcional, mas não está nada longe da realidade. Se trata da sinopse do espetáculo ‘Um Fio para Liberdade’, com texto e direção do dramaturgo baiano Robson Raycar, que estreia no CineTeatro 2 de Julho no próximo domingo (25), com sessão acessível às 17h, paga às 19h, e social no dia 27 (terça), no Colégio Central.

A obra integra as ações do Maio Laranja, mês que reflete sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, só na Bahia, entre janeiro e maio de 2024, foram registradas 11 denúncias de abuso infantil por dia. Para a atriz Ariele Pétala, que interpreta a protagonista Lorena, o espetáculo visa lançar um olhar sobre as vítimas acometidas por esses dados.

“Lorena é uma menina muito sonhadora, ela acredita na revolução das artes, de como isso pode tocar as pessoas. Como intérprete, admito o quão delicado é trazer tudo que muitas crianças viveram e vivem a cada 24 horas. Um Fio para a Liberdade é um tapa na cara da sociedade, é um grito doloroso de socorro daquelas que não conseguiram e não conseguem gritar até os dias de hoje, é dar voz a todas que vivem essa monstruosidade diariamente”, disse a artista.

O espetáculo aborda também como o fundamentalismo religioso contribui para a manutenção da cultura do estupro. A personagem principal vive um conflito com a mãe, que guiada por sua fé e por uma educação conservadora, reforça valores machistas. “A mostra é um protótipo do quão sensível e delicada é a realidade. O público vai refletir, ter voz e se divertir com os toques sutis de humor que dão respiro a cena”, disse o diretor.

Um Fio para Liberdade tem classificação indicativa a partir dos 12 anos e contará com acessibilidade em Libras viabilizada pelo projeto Libra Mais, idealizado e coordenado por Eurides Nascimento. O espetáculo é uma realização da Trupe 7. com e tem apoio do CineTeatro 2 de Julho, Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Governo do Estado, CineTeatro Solar Boa Vista, RJ Fibras e Canal In Comunicação Integrada.

Fotos: Diney Araújo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.