O Teatro Castro Alves inicia uma nova fase de aproximação entre o público e a sua terceira etapa de reforma: o “TCA de Perto – Obras”, programa de visitas educativas que convida a sociedade a conhecer por dentro o processo de renovação do mais simbólico complexo cultural da Bahia. O programa guia o visitante por um roteiro educativo voltado à arquitetura e à memória cultural. As visitas acontecem quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, com grupos de 10 pessoas e duração de 90 minutos. A primeira edição será no dia 16 de maio, com inscrições gratuitas já disponíveis através da plataforma Sympla.
A proposta é possibilitar que estudantes, pesquisadores, artistas e demais interessados acompanhem a reforma em andamento guiados por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de educação, arquitetura e segurança do trabalho. Além de abrir o canteiro de obras ao olhar atento da população, o programa está estruturado a partir de um projeto educativo com foco em educação patrimonial.
Durante os percursos, os participantes terão a oportunidade de visitar áreas emblemáticas do teatro e conhecer os princípios que orientam a sua transformação: acessibilidade, sustentabilidade, modernização tecnológica, restauro e qualificação de espaços técnicos e artísticos. A proposta busca ampliar a compreensão sobre o valor histórico e arquitetônico do TCA promovendo diálogos sobre restauro, preservação e futuro da infraestrutura cultural.
A ação reforça o compromisso com a transparência, a valorização da memória e o incentivo ao conhecimento técnico e cultural, convidando a população a fazer parte desse momento histórico. O programa também busca alcançar profissionais especializados como a premissa de cuidar do patrimônio tombado existente, garantindo a preservação deste Complexo que é um ícone da arquitetura moderna.
NOVO TCA – Ícone da arquitetura moderna brasileira, patrimônio cultural do Brasil tombado pelo Iphan em 2014 e um dos complexos culturais mais importantes do país, o Teatro Castro Alves tem como objetivo nessa nova etapa de reforma a modernização da sua Sala Principal, o restauro do Foyer, a requalificação do Jardim Suspenso, além de intervenções no Centro Técnico do TCA, salas administrativas e melhora nas dependências dos corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica Da Bahia (OSBA).
Foto: Erickson Araújo/Secult