Foi inaugurada nesta quarta-feira (14), no município de Macaúbas, na Chapada Diamantina, a nova Unidade Integrada de Segurança Pública, que abriga as sedes da Delegacia Territorial da Polícia Civil e da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), com a presença do governador em exercício, Geraldo Júnior, e do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
Com investimento total foi de R$ 4,6 milhões pelo governo do estado, a estrutura é voltada à ampliação do policiamento e à melhoria no atendimento à comunidade. A nova unidade está localizada no Loteamento Selma Nunes e representa um importante passo para a interiorização das ações de segurança pública. Ao concentrar os serviços das duas forças policiais, o município ganha em agilidade nas operações, otimização de recursos e maior presença do Estado na proteção dos cidadãos. Com esse intuito, o Governo do Estado destinará aproximadamente R$ 700 milhões para a reforma e construção de 300 estruturas espalhadas por todo o território baiano.
Na ocasião, Geraldo Júnior declarou que na unidade “está estabelecido o que determina o governador Jerônimo Rodrigues: integração, inteligência, investimento, inclusão social e humanização. Aqui é um exemplo de cuidar da vida das pessoas, cuidar de quem cuida, cuidar de quem é vítima, mas também de quem exerce o labor e a operacionalidade na defesa da sociedade. Essa é a maior importância e a busca do nosso governo”.
Só em 2025, já foram entregues 31 unidades, entre novas e reformadas. Nos últimos dois anos, foram 165. O secretário Marcelo Werner destacou a importância do trabalho conjunto:
“Uma companhia totalmente reestruturada, uma delegacia territorial totalmente modernizada, dando melhores condições de trabalho às funções de segurança pública, transformando isso numa prestação de melhor serviço à comunidade, melhorando as ações de inteligência, o trabalho ostensivo, somando-se aos investimentos que foram feitos ao longo deste ano, como novas viaturas e novos equipamentos”, disse.