terça, 13 de maio de 2025
Euro Dólar

RUI COSTA COMEMORA TRÉGUA TARIFÁRIA ENTRE EUA E CHINA E ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS

Bruna Carvalho - 13/05/2025 10:42

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou ontem, em Pequim, que um acordo entre Estados Unidos e China para pôr fim à guerra tarifária seria “positivo” e motivo de celebração. A fala ocorreu horas antes do anúncio de uma trégua de 90 dias nas tarifas comerciais aplicadas entre os dois países.

“Todo acordo entre países é positivo. O que não é positivo são posições unilaterais, de um país contra o outro. Agora, toda vez que os países se encontram e fazem um acordo, acho que temos de comemorar”, afirmou o ministro. Ele destacou que “ambos os lados demonstraram grande respeito” durante as negociações e que existe um interesse mútuo em estabelecer um comércio mais equilibrado.

A trégua acontece após meses de escalada protecionista, com os Estados Unidos elevando as tarifas sobre produtos chineses para até 145%, incluindo uma sobretaxa de 20% em importações relacionadas ao fentanil. Em resposta, a China aplicou tarifas de até 125% sobre mercadorias norte-americanas.

As declarações de Rui Costa ocorreram no primeiro dia da agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na China. O ministro afirmou que o principal objetivo da visita é fortalecer sinergias e concretizar os acordos firmados durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, em 2023.

Entre os anúncios feitos, destacam-se US$ 1 bilhão em investimentos do Envision Group para a produção de combustível renovável para aviação (SAF) e a criação de um centro de pesquisa em energia renovável em parceria com a Windey Technology e o SENAI CIMATEC.

O ministro também revelou que uma montadora estatal chinesa investirá US$ 1,3 bilhão para se instalar no Brasil, com lançamento oficial agendado para o dia 23 de maio, em São Paulo. A comitiva brasileira se reuniu ainda com a Norinco, empresa chinesa do setor de defesa, que enviará uma delegação ao Brasil até o fim do mês para discutir parcerias em segurança pública e monitoramento.

Além disso, está previsto para hoje o lançamento de um fórum permanente Brasil-China para parcerias em infraestrutura, com foco em projetos de ferrovias, metrôs e participação em leilões de concessões. Rui Costa também mencionou avanços nas negociações relacionadas à Iniciativa Cinturão e Rota, destacando áreas como inteligência artificial e capacitação profissional.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.