O governador Jerônimo Rodrigues visitou, nesta terça-feira, 13, a Goldwind, uma gigante chinesa no setor de energia, especificamente na produção de turbinas eólicas. Segundo o governador, há tratativas para ampliação significativa da expansão de negócios da companhia chinesa na Bahia.
“A Goldwind é uma das principais indústrias de energia eólica no mundo e agora querem triplicar essa produção. Nós viemos aqui agradecer os investimentos feitos na Bahia e naturalmente eles pretendem estudar melhor novos investimentos para a Bahia”, iniciou o governador. “Conhecemos a experiência de sete fornecedores para a montagem dos equipamentos de energia eólica em todo o mundo e eles também têm interesse em investir na Bahia”, acrescentou.
Em agosto de 2024, a Goldwind inaugurou uma fábrica de turbinas eólicas em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, a primeira fora da China. O grupo prevê um investimento de R$ 100 milhões no empreendimento que se instalou no antigo complexo da General Eletric (GE). A unidade pode produzir até 150 turbinas por ano e gerar até 100 empregos diretos.
Uma das maiores fabricantes de turbinas do mundo, a Goldwind produzirá equipamentos com potência entre 5,3 e 7,5 megawatts (MW) enquanto a capacidade dos aerogeradores nacionais alcançam pouco mais de 6 MW. A expectativa da empresa é de que a fábrica baiana responda por uma fatia de 25% a 30% do mercado brasileiro, que será prioritário.
Encontro com presidente
Também nesta terça, Jerônimo Rodrigues se encontra com o presidente chinês, Xi Jinping, junto com o presidente Lula. Na agenda do governador também está previsto um encontro com representantes do setor automotivo, a convite da BYD. O governador também deve se encontrar com o TikTok e a fábrica da Hotgen Biotech, para tratar de futuras parcerias para a Bahia.
Foto: Divulgação