segunda, 23 de junho de 2025
Euro Dólar

BYD EM CAMAÇARI SÓ COMEÇA MONTAGEM DE KITS DE CARROS IMPORTADOS DA CHINA NO FINAL DE 2025. MONTAGEM NO SISTEMA CKD SÓ NO FINAL DE 2026

Redação - 12/05/2025 17:51 - Atualizado 13/05/2025

A fábrica da BYD em Camaçari vai começar a produzir carros no final de 2025, mas no sistema SKD, com os veículos sendo inteiramente produzidos na China, mas importados para o Brasil em 26 kits integrados, que serão montados aqui.

Anteriormente, essa etapa estaria prevista para junho, mas, segundo o secretário estadual do Trabalho da Bahia, Augusto Vasconcelos, o novo cronograma estabele agora que está fase só começará em dezembro. Nesta fase só serão empregados cerca de 1.000 trabalhadores.

Segundo o secretário, a fábrica só estará em “pleno funcionamento” em dezembro de 2026, pois, segundo ele, as obras na instalação atrasaram devido à investigação sobre violações de legislação trabalhista.

“Um novo cronograma está sendo estabelecido para que até dezembro de 2026 a fábrica esteja em pleno funcionamento, com a expectativa de gerar cerca de 10.000 postos de trabalho”, disse Vasconcelos em vídeo publicado em rede social, citando uma reunião com a empresa na quinta-feira passada.

Em dezembro de 2026, a produção passará para o sistema CKD, quando o veículo é produzido e desmontado na China e, ao invés de partes completas, são importados kits de peças e partes e a montagem será feita integralmente na fábrica de Camaçari.

Nota da empresa:  A BYD reafirma seu compromisso com a reindustrialização de Camaçari e o desenvolvimento sustentável da região. Com investimento de R$5,5 bilhões, a fábrica terá capacidade inicial para entregar 150 mil veículos por ano. A operação terá início com a montagem dos veículos em 2025, enquanto a planta avança para a produção completa, com nacionalização progressiva dos modelos mais vendidos no Brasil. A estimativa é que sejam criados 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos ao longo do projeto, consolidando a planta baiana como o maior polo industrial da BYD fora da China.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.