A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta sexta-feira (9) que a China tem o interesse de “rasgar” o Brasil com ferrovias. O interesse teria sido manifestado diretamente por Xi Jinping, presidente da China, durante um encontro com o presidente Lula (PT), em 2024, no Brasil.
Em uma entrevista à revista Carta Capital a ministra contou que a atual gestão “já está tratando disso com a China desde o primeiro mês do governo Lula”. “Na primeira reunião com o presidente Xi Jinping, percebi que eles estão muito interessados na questão das ferrovias. Eles querem rasgar o Brasil com ferrovias. Não existe dinheiro público suficiente para fazer isso, é muito caro”, completou Tebet.
A ministra embarca nos próximos dias para a China, onde se junta à comitiva liderada por Lula. A viagem marca uma nova etapa nas negociações bilaterais, em um momento de tensões entre as duas maiores economias do mundo. Segundo ela, a comitiva trará na bagagem “boas notícias” para o setor de infraestrutura, especialmente no que diz respeito à atração de investimento estrangeiro.
“Se não tivermos fundos internacionais ou a participação da China, vamos continuar com essa dívida histórica com o nosso país”, afirmou.