O prefeito de Salvador, Bruno Reis, saudou nesta quinta-feira (8) a escolha do novo papa, o cardeal americano Robert Prevost, escolhido para suceder o Papa Francisco como líder da Igreja Católica. Em publicação nas redes sociais, o prefeito da capital baiana desejou que o pontífice promova a paz e a justiça social.
“Sim, ‘Habemus Papam’! Que Robert Prevost, o novo Papa Leão XIV, siga o legado do Papa Francisco em defesa da paz, da justiça social e da dignidade das pessoas mais vulneráveis. O papel do Papa está além da religião católica e a gente espera que venha aí um papado de respeito às diferenças, solidariedade e amor ao próximo”, escreveu Bruno Reis.
Nesta quinta, foi expelida fumaça branca pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os cardeais reunidos no conclave haviam eleito o novo papa. A escolha ocorre 17 dias após a morte do Papa Francisco e no segundo dia de conclave, a exemplo do que ocorreu nos dois últimos pleitos.
Nascido em Chicago, Prevost tem 69 anos e é o primeiro papa norte-americano da história. Além disso, é o primeiro pontífice vindo de um país cuja maioria da população é protestante. Foi principalmente no Peru que o religioso construiu a maior parte de sua trajetória na Igreja.
Ao ser escolhido como novo papa, ocupava duas funções importantes no Vaticano: presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina e prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação de bispos.
Foto: Betto Jr./ Secom PMS