quarta, 07 de maio de 2025
Euro Dólar

SEMINÁRIO DA AHSEB DEBATE OS NOVOS CAMINHOS DO ATENDIMENTO HUMANIZADO NA SAÚDE

João Paulo - 07/05/2025 10:43

As unidades de saúde fazem parte da rotina da maioria da população, seja para a realização de simples exames, consultas de rotina ou procedimentos mais complexos. Por isso, é fundamental repensar a forma como o paciente vivencia sua passagem por estes locais. Um ambiente acolhedor, com atendimento humanizado e fluxos bem estruturados têm o potencial de transformar a jornada do paciente, fortalecendo a confiança, incentivando a adesão ao tratamento e contribuindo para uma recuperação mais eficiente.

A experiência e a percepção do paciente nos ambientes de saúde serão o tema central do seminário “Na Pele do Paciente”, promovido pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), que será realizado no dia 13 de maio, das 7h30 às 17h10, no Mundo Plaza Business Center, em Salvador. Com uma programação que inclui palestras, painéis, apresentação de cases e debates, o evento reunirá diretores, gestores e profissionais de diversas áreas da saúde. O objetivo é promover a troca de experiências e discutir caminhos para aprimorar a qualidade do atendimento e a entrega de valor ao paciente.

Segundo o presidente da AHSEB, Mauro Adan, a entidade se destaca ao debater e apresentar temas relevantes e cases de sucesso, colocando a assistência sob o olhar do paciente. “O seminário coloca o paciente no centro das discussões e dos cuidados. É um convite a nos colocarmos em seu lugar, enxergando sob sua perspectiva e refletindo: quais são suas reais necessidades? Que tipo de cuidado ele precisa? A AHSEB, mais uma vez, inova e contribui para a construção de uma saúde cada vez melhor na nossa Bahia”, pontua Mauro.

Jornada do paciente – No painel “Entre a Percepção e Expectativas: Moldando Modelos e Movimentando a Experiência do Cliente”, o presidente da Sociedade Latino-Americana de Hotelaria Hospitalar, Marcelo Boeger, abordará a humanização do atendimento a partir da jornada do paciente — que inclui todas as experiências vividas desde o primeiro contato com o hospital até a alta.

De acordo com o palestrante, proporcionar uma boa experiência no serviço de saúde vai muito além de oferecer uma excelente infraestrutura. Embora ambientes modernos, confortáveis e bem equipados sejam importantes, eles não são suficientes para garantir a satisfação do paciente. O verdadeiro diferencial está em compreender e atender às expectativas de públicos diversos, levando em consideração suas diferentes percepções, necessidades emocionais, culturais e sociais.

Boeger destaca que é essencial conscientizar as equipes sobre a importância de um atendimento humanizado, empático e acolhedor em todas as etapas do cuidado. “A jornada de um pronto-socorro é diferente de uma jornada de uma UTI neonatal, assim como é diferente da jornada de um exame eletivo. Podemos ter diversas jornadas preparando os pontos de contato das pessoas do hospital atrelado à expectativa do cliente. Ao separar por jornada, eu não tenho atendimento bom ou ruim do hospital, eu tenho o atendimento de cada setor, de forma personalizada”, explica.

Na palestra “Na Veia do Paciente”, Jaime Seabra Lima, diretor do Laboratório LPC, propõe uma reflexão que ultrapassa a comodidade, a estrutura e o atendimento humanizado — práticas viabilizadas com investimentos em equipe e ambientes pensados para perfis diversos de pacientes. Ele destacará a importância dos processos técnicos e estratégicos que, embora muitas vezes passem despercebidos pelos pacientes, são fundamentais para garantir a segurança e a confiabilidade dos resultados, além de fortalecer a relação entre laboratório, paciente e médicos.

“Vamos falar sobre questões como controle de qualidade analítico, governança clínica e a importância da adequação e do transporte das amostras para o núcleo de processamento, que garantem a ausência de variações nos resultados e são determinantes para a qualidade e o êxito do serviço prestado. Vamos abordar como é construída a credibilidade do paciente e de que forma ele pode perceber que, nesses laboratórios, todas as medidas e processos são realizados com alta qualidade, garantindo baixos índices de repetição de exames e de coletas”, destaca.

A apresentação também abordará o papel estratégico dos laboratórios no ecossistema da saúde. Para o palestrante, práticas de governança, transparência e colaboração com operadoras, médicos, concorrentes e equipes internas são essenciais para garantir a sustentabilidade do setor. “Nenhum laboratório atua de forma isolada, focando apenas no seu negócio. Existe todo um ecossistema de saúde no qual os laboratórios estão inseridos  São as boas práticas de mercado que garantem a estabilidade não apenas do segmento, mas também da própria instituição”, aponta.

Foto: Vaner Casaes

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.