terça, 06 de maio de 2025
Euro Dólar

SALVADOR SEDIA O MAIOR FESTIVAL DE ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA DO BRASIL

LUIZA SANTOS - 06/05/2025 19:32

A partir desta quarta-feira, 7, o Centro de Convenções de Salvador será palco da primeira edição do Festival Nordestino de Economia Popular e Solidária, que reunirá empreendedores, gestores públicos, organizações sociais e comunidades dos nove estados da região. Com o tema “Nove Estados, Um Nordeste” e patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), o evento propõe uma imersão nas práticas e princípios da economia solidária, promovendo intercâmbio de experiências e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento local sustentável.

Durante o evento, o Consórcio Nordeste lançará o Plano de Transformação Ecológica, que traçará as estratégias para alinhamento dos governos locais com a sustentabilidade. O lema “nove estados, um Nordeste” estabelece um objetivo comum: fazer da região uma referência no mundo de transição ecológica, com desenvolvimento justo, regenerativo e inclusivo.

A programação inclui espaços de exposição e comercialização de produtos e serviços solidários, atividades culturais, oficinas, painéis temáticos, rodas de conversa e eventos gastronômicos. Para o superintendente do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, o festival é uma excelente oportunidade de integração entre os estados e troca de experiências de sucesso. “A proposta é valorizar a diversidade nordestina e mostrar como os arranjos produtivos locais, a inclusão socioprodutiva e as finanças solidárias têm gerado impacto social positivo em diversas comunidades. Temos muitas experiências exitosas entre os estados e o festival será esse momento de interação e troca”, afirma o gestor.

Entre as experiências em destaque, o público poderá conhecer iniciativas como o Cooperativismo Solidário de Alagoas, as Finanças Solidárias do Ceará, os modelos de compras públicas no Rio Grande do Norte e os serviços de assessoria técnica da Bahia. Além disso, o evento promove o diálogo entre estados, instituições e empreendedores para fortalecer parcerias e políticas públicas voltadas ao setor.

Com entrada gratuita, o objetivo do festival é fomentar a economia solidária como estratégia de desenvolvimento sustentável, fortalecendo a articulação entre sociedade civil, poder público e empreendimentos. Com intuito de incentivar a criação de políticas públicas mais integradas e eficazes e aproximar o público geral das formas alternativas e inclusivas de organização econômica, o encontro pretende criar uma ambiência integrada do Nordeste, simbolizando a força da união dos nove estados.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.