Cerca de 100 entidades carnavalescas das mais diversas categorias participaram da abertura do 1º Seminário da Comunidade Carnavalesca de Salvador, realizada na noite desta segunda-feira (5), na Fundação João Fernandes da Cunha, no Largo do Campo Grande.
A abertura contou com uma palestra solene do jurista, mestre e doutor Samuel Vida, que abordou o tema “A importância das Entidades de Matriz Africana deliberarem sobre seus desfiles no Carnaval de Salvador”. Em sua fala, Samuel reforçou que essas entidades devem participar ativamente de todas as decisões e ações relacionadas à Festa Baiana.
O Seminário, que segue até quarta-feira (8), reúne blocos, afoxés e representantes de todas as categorias para debater novas regras de desfile com foco em inclusão, representatividade e diálogo. Os encontros acontecem das 16h às 20h.
Ao final do evento, será apresentada uma Carta Final com um Anteprojeto que reúne propostas para um Carnaval mais plural, participativo e democrático. O documento será entregue às autoridades constituídas da Bahia e do Brasil como contribuição das entidades carnavalescas para o futuro da maior festa popular do país.
foto: Valter Campanato/Agência Brasil