As unidades avançadas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não apresentaram número elevado de atendimentos no primeiro dia da Micareta 2025, mesmo com presença de grande público. 90 foliões deram entrada nestes equipamentos de saúde na quinta-feira (1º), marcado pelos shows de Bell Marques, Xanddy Harmonia, Durval Lelys e Édson Gomes, entre outros artistas.
Os principais acolhimentos foram de natureza clínica [mal estar, fadiga, náuseas/vômitos, dor de cabeça], por contusões, ferimentos e sutura. Também foi prestado atendimento por transtorno de comportamento por uso excessivo de álcool e transtorno por ansiedade. Nove atendimentos foram por agressão/violência física.
Os dados apontam que dos 90 atendimentos, 56,8% foram em mulheres 43,2% homens. Apenas 5 pacientes foram transferidos para uma unidade hospitalar – UPA do Cleriston, HGCA e da rede particular. O SAMU prestou quatro ocorrências, sendo três no circuito – estes foram for queda e emergência psiquiátrica (agitação psicomotora).
Na unidade avançada de pronto atendimento – João Durval – a pequena Maria Antônia, de 9 anos foi a primeira foliã acolhida pela equipe de profissionais. Ela teve um machucado no pé, mas que não foi nada grave. Logo recebeu o carinho e acolhimento da equipe.
Também não houve ocorrência com gravidade na unidade avançada Capuchinhos, no início do circuito Maneca Ferreira. A equipe realizou sutura, prestou atendimentos por transtornos de ansiedade e comportamento, e por traumatismos (lesões).
Foto: Renata Leite e Sara Silva/Secom