terça, 29 de abril de 2025
Euro Dólar

PDT REAGE E COGITA ROMPIMENTO COM GOVERNO CASO LUPI SEJA DEMITIDO

Bruna Carvalho - 29/04/2025 09:28

O líder do PDT na Câmara, deputado Mário Heringer (MG), afirmou que uma eventual demissão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), significaria também o afastamento do próprio partido do governo.

“Na minha opinião, se Lupi for demitido, eu acho que ele (Lula) demite o partido. Acho que o partido não tem que colocar substituto de maneira alguma”, declarou Heringer ao Poder360. Lupi, que presidiu o PDT por anos, enfrenta desgaste após operação da Polícia Federal que revelou um esquema bilionário de descontos ilegais em benefícios do INSS entre 2016 e 2024. O ministro, no entanto, não é formalmente investigado.

Heringer defendeu que o partido não indique novo nome caso Lupi deixe o cargo, destacando que a pasta é alvo constante de problemas e demandas orçamentárias. “Não há possibilidade de a gente fingir que o nosso companheiro não foi atingido”, afirmou o deputado, ressaltando ter “certeza absoluta” de que o PDT não tem envolvimento nos crimes apontados.

Na quarta-feira (23), a operação levou ao afastamento de Alessandro Stefanutto da presidência do INSS. Ao todo, 11 entidades são suspeitas de envolvimento em descontos irregulares entre 2019 e 2024.

No domingo (27), Lupi negou omissão diante das denúncias e disse ter determinado investigação interna em junho de 2023, concluída em setembro de 2024. “Não me omiti, procurei agir”, declarou ao Estadão/Broadcast.

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.