terça, 29 de abril de 2025
Euro Dólar

COMPANHIA ELÉTRICA APROVA ACORDO COM UNIÃO EM ASSEMBLEIA DE ACIONISTAS

VICTOR OLIVEIRA - 29/04/2025 17:25 - Atualizado 29/04/2025

Nesta terça-feira (29) a Eletrobras obteve em assembleia a provação de seus acionistas para o acordo que amplia a participação da União na empresa e encerra disputa sobre o assunto no Supremo Tribunal Federal (STF).

A resposta já era antecipado desde a véspera, quando a companhia elétrica divulgou o resultado da votação à distância de acionistas, indicando que já havia apoio suficiente para a aprovação da conciliação.

Conforme o acordo, a União passa a ter representatividade no conselho de administração da Eletrobas, com três assentos cativos, e também no conselho fiscal. Em contrapartida, o governo se compromete a não questionar mais o limite de voto de 10%, imposto a ouro qualquer acionista ou grupo de acionistas.

A companhia elétrica  consegue encerrar uma disputa judicial que poderia se estender indefinidamente, com riscos relevantes que pesavam sobre suas ações na bolsa, e diminui suas obrigações relacionadas a negócios nucleares, dos quais continuou sócia minoritária após a privatização.

Eletrobas realiza ainda na tarde desta terça-feira uma segunda assembleia de acionistas para eleger novo conselho de administração, incluindo os três integrantes indicados pelo governo federal: Maurício Tolmasquim, Silas Rondeau e Nelson Hubner.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.