O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), divulgou, neste sábado (26), o resultado final do edital do Selo Lilás 2025, com a publicação no Diário Oficial do Estado. Foram selecionadas 115 organizações — entre empresas públicas, privadas e entidades com ou sem fins lucrativos — que desenvolvem ações voltadas à promoção da equidade de gênero no mundo do trabalho. A lista está disponível no site: www.ba.gov.br/mulheres
A certificação é o reconhecimento do Estado as organizações comprometidas com a valorização da mulher, o enfrentamento à desigualdade de gênero e com a promoção de ambientes laborais mais justos e inclusivos. Essas organizações irão receber o Selo Lilás, em cerimônia com data ainda a ser divulgada.
Para a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, o Selo Lilás é uma ferramenta transformadora no mundo do trabalho. “O Selo Lilás é um compromisso do governo da Bahia com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Representa um avanço para a vida das mulheres baianas. É uma das prioridades do governo a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres. A implementação dessas políticas beneficia diretamente as mulheres de nosso Estado e também serve como um modelo inspirador para outras regiões e estados”, afirmou.
Nesta edição, o Selo Lilás alcançou ampla participação. Foram 173 inscrições registradas, sendo 72 empresas e 101 entidades, com 115 certificações concedidas (40 empresas e 75 entidades). Os dados mostram a crescente adesão à pauta da equidade de gênero, com destaque para a abrangência territorial, já que 54 municípios baianos participaram, reforçando a interiorização desta política pública.
A capital Salvador liderou o número de inscrições (66), seguida por Camaçari (11), Vitória da Conquista (8), Feira de Santana (7), Juazeiro (6) e Irecê (5). Também se destacam municípios como Pintadas, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Cachoeira, Pojuca, Gandu e Valença.
Foto: Divulgação/SPM