O setor de petróleo na Bahia deve gerar novas vagas de emprego graças a investimentos anunciados pela Petrobras. A projeção foi destacada pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, durante uma audiência realizada na quarta-feira (16), na sede da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB).
A estatal confirmou a aplicação de mais de R$ 5 bilhões para ampliar a capacidade de extração de petróleo no estado, com a contratação de novas sondas. Segundo o plano de negócios apresentado pela empresa, os aportes totais chegarão a R$ 18 bilhões ao longo de cinco anos.
“O setor de petróleo e gás é fundamental para nossa economia, pois além de gerar cerca de 15 mil postos de trabalho, impulsiona outros setores, gerando renda. Estamos atuando em parceria com a Petrobras e demais empresas dessa cadeia produtiva para impulsionar investimentos, promovendo qualificação profissional e assegurando que os trabalhadores de nosso estado sejam aproveitados nessas novas oportunidades”, garantiu Augusto Vasconcelos.
Além dos investimentos públicos, o encontro também apresentou iniciativas do setor privado, como a instalação de uma nova refinaria no município de Alagoinhas.
Foto: Divulgação