Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, o Brasil registrou 1.242.093 ocorrências em janeiro de 2025, o maior volume desde o início da série histórica. No Nordeste, foram 251.507 diligências identificadas, o que corresponde a 20,2% do total nacional. Ainda segundo o levantamento, a região apresentou um crescimento médio de 47,1% nas ocorrências em comparação ao mesmo período de 2024.
O destaque foi o Maranhão, que teve a maior alta entre os estados nordestinos, com aumento de 54,4% em relação ao ano anterior. Na Bahia, estado que concentrou 5,3% das tentativas em todo o país, foi registrada uma ocorrência a cada 40 segundos. Já em Sergipe, embora o volume total seja o menor da região, a frequência ainda preocupa, com uma tentativa a cada 4,5 minutos.
Em janeiro de 2025, foram evitadas 1.242.093 tentativas de fraude no Brasil — volume que supera o registrado em março de 2024 (1.129.356, maior número até então) e representa um crescimento de 41,6% em relação a janeiro do ano anterior. Isso equivale a uma tentativa de golpe a cada 2,2 segundos.
“O volume recorde registrado em janeiro evidencia o avanço das fraudes e a necessidade de tecnologias de prevenção cada vez mais robustas. O compromisso das empresas deve ser o de identificar e prevenir essas ações antes que gerem prejuízos para consumidores e para os próprios negócios. A estratégia de autenticação em camadas, combinada com inteligência de dados, tem sido essencial para antecipar riscos e fortalecer a segurança das jornadas digitais”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Na análise por modalidade, quase metade das tentativas de fraude (49,4%) foi detectada por meio de inconsistências na verificação cadastral, como divergências em dados pessoais ou endereços. Já as tecnologias de autenticação biométrica e análise documental foram responsáveis por identificar 44% dos casos. A verificação de dispositivos, que avalia comportamentos suspeitos em aparelhos e navegadores, respondeu por 6,5% das ocorrências.
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