A Bank of America, uma das instituições financeiras mais importantes dos Estados Unidos, divulgou uma pesquisa nesta terça-feira (15) revelando que o sentimento dos investidores em relação à economia global atingiu o nível mais negativo dos últimos 30 anos.
De acordo com o levantamento, 82% dos investidores ouvidos acreditam que a economia mundial deve se enfraquecer nos próximos anos. Entre os mais pessimistas estão os gestores de fundos. No entanto, esse pessimismo não se traduz, necessariamente, em uma mudança significativa na alocação de ativos por parte desses profissionais.
Ainda segundo a pesquisa, embora os gestores tenham uma visão negativa sobre o cenário macroeconômico, eles demonstram menos preocupação com o desempenho do mercado financeiro em si.O pessimismo identificado pelo BofA está relacionado, em grande parte, à incerteza gerada pelas políticas comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, especialmente após a imposição de tarifas rígidas a produtos importados de mais de cem países.