Em entrevista ao portal Bahia Econômica, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador, Mila Paes, disse que, no Programa Invista Salvador o destaque é uma movimentação de grandes de empresas e negócios vindo e se implantando na cidade. “Centros logísticos estão com benefícios tributários e outros inventivos, um exemplo é o grupo Brennand que se instalou na região de Pirajá, e a Leroy Merlin na região da Barros Reis. As regiões da cidade que estão contempladas no programa de incentivo à logística estão em bairros como Bairros Reis, Pirajá e Valéria.
Em relação ao Renova Centro, a secretária disse, que embora seja um programa recém-lançado, já tem sete empreendimentos em análise na Secretaria de Fazenda, o que significa que é um programa que tem sido bem aceito pelo setor imobiliário de uma maneira geral.
“O balanço do Renova, é muito positivo e a gente vem agora buscando trabalhar parâmetros urbanísticos que facilitem ainda mais esses retrofits que precisam acontecer, temos realizado benchmark com outras cidades que possuem programas similares e temos colhido alguns feedbacks de empresas desses locais que vivem hoje a experiencia de fazer investimentos em empreendimentos em prédios históricos como é o caso do Centro de São Paulo.”
Em relação ao setor náutico, a cidade tem um programa estruturado de fortalecimento desse setor, que inclui apoio e atração de eventos incluindo eventos internacionais para a cidade, como foi o caso da primeira Feira Internacional Náutica de Salvador e com Grand Pavois em 2023 e o Salvador Boat Show em 2024. Há projetos ainda para a futura implantação de uma marina pública municipal, para fortalecimento e atração da indústria náutica num possível condomínio náutico que será estudado.
Mila Paes fala também das PPPs e da Salvador Par, que é a empresa pública recém-criada pelo município, dedicada a estruturação de projetos de PPPs, lembrou também que recentemente foi licitado, através da SEMOP, a concessão dos quiosques da Orla de Pituaçu e Jaguaribe.
“Tem vários outros projetos de PPPs sendo estudados, temos projetos para o setor de audiovisual, concessões de operações de equipamentos importantes como um novo centro de convenções no centro histórico, projetos de hotelaria em imóveis históricos, dentre outros.” Veja a entrevista na íntegra. Veja a entrevista na íntegra.