terça, 15 de abril de 2025
Euro 6.68003 Dólar 5.9019

MORRE ESCRITOR E VENCEDOR DO NOBEL DE LITERATURA, MARIO VARGAS LLOSA

Bruna Carvalho - 14/04/2025 11:11

O escritor Mario Vargas Llosa, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, faleceu neste domingo (13), em Lima, no Peru. A notícia foi divulgada por seu filho, Álvaro. A causa da morte não foi revelada.

“É com profundo pesar que anunciamos que nosso pai, Mario Vargas Llosa, faleceu hoje em Lima, cercado pacificamente por sua família”, publicou Álvaro nas redes sociais.

“Sua partida entristece seus parentes, amigos e seus leitores ao redor do mundo, mas nos consola saber que ele teve uma vida longa, múltipla e frutífera, e deixa atrás de si uma obra que o sobreviverá”, completa.

A família também informou que não haverá homenagens públicas. “Agradecemos de coração o carinho e o apoio recebidos e pedimos que sejam respeitadas nossas instruções. Não haverá nenhuma cerimônia pública. No momento da despedida final, nossos pensamentos estarão com todos que o leram e o admiraram. Após o adeus em família, seus restos, conforme sua vontade, serão cremados.”

Natural de Arequipa, no sul do Peru, Vargas Llosa nasceu em 28 de março de 1936 em uma família de classe média. Foi criado inicialmente pela mãe e pelos avós maternos em Cochabamba, na Bolívia, e depois retornou ao Peru, onde continuou seus estudos.

Após passar pela Academia Militar de Lima, formou-se em Letras e iniciou ainda jovem sua carreira no jornalismo.

Junto a nomes como Gabriel García Márquez, Julio Cortázar e Carlos Fuentes, foi um dos pilares do chamado “boom latino-americano”, movimento que destacou a literatura da região mundialmente entre os anos 1960 e 1970.

A estreia de Vargas Llosa na literatura ocorreu em 1959, com a coletânea de contos Os Chefes, vencedora do Prêmio Leopoldo Alas. Em 1963, lançou A Cidade e os Cachorros, obra que o consagrou e que foi seguida por A Casa Verde (1966) e Conversa no Catedral (1969), esta última consolidando sua posição entre os grandes autores do século XX.

Suas obras foram traduzidas para mais de 30 idiomas e renderam a ele importantes prêmios como o Cervantes, Príncipe de Astúrias das Letras, Biblioteca Breve, Prêmio da Crítica Espanhola, Prêmio Nacional de Novela do Peru e o Rómulo Gallegos. Em 1993, tornou-se também cidadão espanhol.

Reconhecido por sua habilidade em retratar a realidade social em seus livros, Vargas Llosa gerou controvérsias no meio intelectual devido a seu posicionamento político liberal, em contraste com a inclinação de esquerda predominante entre muitos escritores latino-americanos.

Foto: Emmanuel Dunand/AFP

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.