Mais de dois mil estudantes da rede estadual de ensino participam, até esta sexta-feira (11), do Bahia Connect, no Centro de Convenções de Salvador. A iniciativa, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), reúne tecnologia, inovação, criatividade e empreendedorismo em uma programação gratuita e diversificada, que inclui palestras, oficinas, experiências imersivas e atividades interativas. Os estudantes são oriundos de 30 unidades escolares de Salvador e Lauro de Freitas, e vivenciam momentos de aprendizagem fora da sala de aula, em contato com o que há de mais atual em diferentes áreas do conhecimento.
Durante os dois dias do evento, os participantes têm acesso a trilhas de conteúdo como “Inovação”, “Gastronomia e Turismo”, “Saúde, Beleza e Moda”, “Tecnologia, Gestão e Negócios” e “ESG e Gestão Educacional”, além de participarem de oficinas práticas e vivências com uso de realidade aumentada, inteligência artificial, impressão 3D, simulações em saúde, experiências sustentáveis e apresentações culturais. As atividades são conduzidas por especialistas renomados e profissionais do setor produtivo.
Os estudantes Guilherme dos Santos, 14 anos, e Nelson Levi Silva Dias, 18 anos, que estudam nos colégios estaduais Dalva Matos, em Praia Grande, e Anfrísia Santiago, em Coutos, respectivamente, consideram que o destaque no Bahia Connect é a tecnologia. Para eles, o evento abre uma porta de possibilidades. “Aprendemos mais sobre o que utilizamos no dia a dia. Tudo muito organizado e é muito top”, ressaltou Nelson Levi.
O professor de História Natan Marques dos Santos acompanhou os alunos do 3º ano do Colégio Estadual Anfrísia Santiago. Para ele, além da oportunidade de vivenciarem questões relacionadas à tecnologia e à inovação, o evento proporciona também aos jovens conhecerem mais de perto o Senac e sua metodologia na área da Educação Profissional, baseada em projetos e atividades voltadas para a solução de problemas presentes no dia a dia.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) viabiliza a participação dos estudantes com apoio logístico, incluindo transporte e kit lanche, garantindo o acesso a essa oportunidade de formação enriquecedora. A presença deles no evento reforça o compromisso da pasta em estimular e apoiar a participação da juventude em atividades extracurriculares que ampliam o repertório formativo, fortalecem a aprendizagem e promovem o contato com o mundo da inovação. “É uma experiência enriquecedora e multissensorial. A ideia é proporcionar conhecimentos práticos que conectem os estudantes às transformações do mercado de trabalho e às novas tecnologias aplicadas à educação, à saúde, à moda, à gastronomia, ao turismo, entre outros campos. Uma oportunidade de vivenciar, para além dos muros da escola, uma aula de sustentabilidade, de uso das tecnologias, energias renováveis e muito entretenimento”, avalia o Coordenador de Execução Logística da SEC, Alexandre Guimarães.
Fotos: Alexandre Guimarães