Quem utilizou o sistema BRT de Salvador, da Estação da Lapa até o Shopping da Bahia, nesta quarta-feira (9), foi abordado pela Blitz da Conscientização sobre o Autismo. Com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão e do entendimento sobre os direitos das pessoas autistas, a ação foi realizada por técnicos da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
Usuários do sistema de transporte e condutores do modal tiveram acesso a informações e receberam cartilhas informativas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pai de Pedro, uma criança autista de 9 anos, Jefferson de Oliveira, 39 anos, faz uso do BRT para levar o filho às sessões de terapia ocupacional. Morador de Itapuã, ele utiliza o sistema de transporte para se dirigir ao Centro da cidade, onde o garoto recebe suporte de saúde.
“É preciso aprender sobre o autismo. Uma iniciativa assim leva informação e reflexão para todo mundo, para quem usa o transporte e também aos funcionários. Muita gente não sabe, por exemplo, que as pessoas com TEA podem sentir incômodos em ambiente de muito barulho, então vale informar, orientar. Fica muito mais fácil quando a gente fala popularmente. Sabemos que é um trabalho de formiguinha, sofremos muito preconceito, mas é levando informação que a gente vai caminhando para uma Salvador muito melhor, uma cidade exemplar no mapa da inclusão”, considerou Oliveira.
Ao ser abordada na blitz, Camila de Jesus, 35 anos, que é tia de um garoto autista e mãe de um filho com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), chamou atenção sobre a necessidade de um olhar especial para as pessoas acometidas pelos transtornos. “Campanhas como essa conscientizam a população e ajudam a identificar as pessoas com autismo, não apenas no transporte, mas em outros espaços”, pontuou.
Durante o acompanhamento da ação educativa, a diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, reforçou o trabalho de cuidado e assistência social realizado pelo poder público municipal com foco na inclusão às pessoas com deficiência múltiplas. “Promovemos cursos, palestras, seminários com nossos servidores para eles tenham essa conscientização. Ao longo do ano, fazemos diversas formações sobre acessibilidade, inclusão e respeito ao próximo”, afirmou. Segundo ela, a disseminação de informações e distribuição de cartilhas no BRT visa despertar a empatia e conscientizar as pessoas sobre os direitos das pessoas com TEA.
“As palavras são respeito, paciência e diálogo. Ao entrar no transporte, a pessoa precisa ficar atenta. Se tem um homem sentado e uma mãe com uma criança autista em pé tem algo errado. É preciso conversar, porque a vaga é destinada por lei a pessoas com deficiência, idosos e grávidas”, alertou Daiane. A gestora lembrou que, para garantir a identificação e direitos das pessoas com TEA, a Prefeitura já emitiu 10,5 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) desde o lançamento da iniciativa, em junho de 2023.
O titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, destacou que ação de caráter educativo transversalizada com a Sempre tem como objetivo fortalecer a política pública de inclusão de Salvador. “Trabalhamos para garantir um transporte público inclusivo, garantindo o direito das pessoas e trazendo também experiências mais confortáveis e seguras no deslocamento através dos nossos modais”, afirmou.
O gestor também destacou a importância do teor das informações contidas nas cartilhas distribuídas. “O material didático traz orientações sobre a retirada da CIPTEA, que é um documento que além de identificar as pessoas com TEA, vai nos ajudar a traçar um senso com números mais precisos e, a partir desse quantitativo, traçar políticas públicas ainda mais eficazes”, assinalou o gestor.
Fotos: Bruno Concha/Secom PMS