As doenças autoimunes não são tão raras como se pensa, pois, um recente estudo da The Lancet indica que elas vêm ganhando maior incidência e prevalência e que um em cada 10 indivíduos possui algum tipo de doença autoimune. A afirmação de Camila Avelar, destaque no Brasil em modulação imunológica e autoimunidade, foi feita na quinta edição da Nutriweek – Semana Nutrimaster de Nutrição e Bem-Estar, durante o evento que reuniu nutricionistas e pesquisadores sobre alimentação saudável em Salvador. “Os consultórios estão experimentando ao longo dos últimos anos um crescimento muito grande de doença celíaca, Tireoidite de Hashimoto e psoríase, por exemplo”, afirmou.
Segundo a especialista, por serem doenças crônicas e que não têm cura, uma das estratégias mais assertivas e usadas para reduzir os danos é realinhar o sistema imune, através da modulação imunológica e um dos focos é a modulação da microbiota intestinal, importante para diversos aspectos do nosso organismo, e, principalmente, para o funcionamento do sistema imunológico. “Além de estabilizar e ajudar na remissão da doença, os cuidados com a microbiota ainda podem prevenir o aparecimento de novas doenças autoimunes em pacientes que já sofrem com esta condição”, disse.
Camila Avelar também apontou a necessidade de identificar e controlar os gatilhos externos e internos que possam aprofundar a doença autoimune e recomendou, sempre com a supervisão de um nutricionista, a adesão à dieta mediterrânea, que pode ser acompanhada de suplementações individualizadas de magnésio, ômega 3, vitamina D, probióticos, própolis e outros, além de manter cuidados integrativos que envolvam o controle das emoções, a ligação com a espiritualidade, a prática de esportes, e de ioga e meditação: “Com relação à imunidade, não basta somente incluir o que é sabidamente bom, mas é preciso retirar os gatilhos agressores para uma melhor qualidade de vida”.
“Nosso propósito com a Nutriweek é impactar cada vez mais pessoas e estimular os baianos para os cuidados com a saúde e o bem-estar, comprovando que a alimentação saudável e inclusiva é possível”, explica Eliane Aguiar, nutricionista, diretora e fundadora da rede Nutrimaster, que trabalha há 17 anos com alimentos orgânicos, naturais, suplementos nutricionais, além de produtos de limpeza e higiene ecologicamente corretos, o que lhe rendeu o Troféu Lojista da CDL Salvador, em 2023, na categoria Inovação.
O evento contou com a presença de renomados nutricionistas de diversos lugares do país que ministraram palestras sobre todo o ecossistema que envolve a saúde e a alimentação saudável. Realizado na sede da ABASE (Associação Baiana de Supermercados), a Nutriweek recebeu cerca de 150 pessoas interessadas no tema e ainda contou com um Cook Show com a chef Mirna Ribeiro, especialista em culinária natural e plant based, e que apresentou receitas de sobremesas saudáveis sem glúten, sem lácteos e opções sem açúcar, como cheesecakes de frutas vermelhas, mini cakes de damasco com laranja, panqueca de cacau com doce de leite de amendoim e calda de frutas vermelhas, e mousse de manga termogênica com goji berry.
A Semana Nutrimaster de Nutrição e Bem-Estar contou com o apoio da Essential Nutrition, Vitafor, Nutrify, Pura Vida, Vida Veg, Verde Campo e Caffeine Army e teve como expositores também Yosen, Novvo, Di Salvatori, Chef&Nutri, Unaqui kombuchas, Costa Rica Bebidas, Sempre Viva, Legacy e Pacco. A cozinha experimental contou com o apoio da Vitalin Sem Glúten, Roma Distribuidora, Copra Alimentos, A Tal da Castanha e Color Andina.
(Foto – Carlos Diniz)