Uma pesquisa da fintech meutudo com 14.365 participantes de todo o Brasil revelou hábitos interessantes de consumo. O estudo mostra que, embora a maioria prefira pagar à vista, uma parcela significativa (27,5%) utiliza o parcelamento como estratégia para manter o controle financeiro.
Entre os que parcelam suas compras, 26% afirmam que a principal motivação é o desejo de ter um controle financeiro mais rigoroso. Outros 23% buscam pagar valores mais baixos por mês, enquanto 16% optam pelo parcelamento pela praticidade, que permite distribuir os pagamentos sem comprometer o orçamento de uma só vez.
Por outro lado, entre os 72,5% que não utilizam o parcelamento, 34% alegam a falta de um cartão de crédito como principal motivo. Outros 24% preferem evitar parcelamentos para manter um controle financeiro mais rígido, e 15% optam por pagar à vista para garantir descontos.
O meio de pagamento mais utilizado para parcelar compras é o cartão de crédito, com 50% dos consumidores escolhendo essa opção. O Pix parcelado tem se tornado uma alternativa crescente, com 27% dos entrevistados utilizando-o para dividir o pagamento. Embora menos comum, o crediário ainda é utilizado por 14% dos consumidores.
Entre os produtos parcelados, os brasileiros mais comumente dividem o pagamento de móveis (18%), seguidos por vestuário (17%), produtos de mercado (17%) e eletrônicos (16%).
Márcio Feitoza, CEO da meutudo, alerta: “A crescente utilização do parcelamento, especialmente no cartão de crédito, reflete a busca por maior flexibilidade financeira. Contudo, é fundamental que os consumidores se atentem aos prazos e aos juros envolvidos. Quando bem planejado, o parcelamento pode ser uma ferramenta útil, mas deve ser utilizado com cautela, dentro de um orçamento controlado, para evitar comprometer a saúde financeira no longo prazo”.
Foto: energepic.com/Pexels