terça, 01 de abril de 2025
Euro 6.19579 Dólar 5.7476

PROGRAMA BAHIA SEM FOGO INSERE 10 MUNICÍPIOS EM CARAVANA QUE PROMOVE CAPACITAÇÃO E AÇÕES DE PREVENÇÃO

LUIZA SANTOS - 31/03/2025 15:38

A partir desta segunda-feira (31), a Caravana do Bahia Sem Fogo vai iniciar as suas atividades e, este ano, com 10 novos municípios inseridos ao roteiro. Essas foram as deliberações da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) em 2025 realizada na última quarta-feira (26), na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), no Centro Administrativo da Bahia.

Uma das principais novidades é a ampliação dos municípios que serão percorridos ao longo do ano pela Caravana, sucesso no ano de 2024. A Caravana percorreu diferentes regiões do estado, promovendo ações educativas e sensibilizando mais de 20 mil pessoas. Para 2025, a expectativa é ampliar ainda mais essa atuação, com destaque para a região da Bacia do Corrente, que envolve os municípios de Correntina, Jaborandi, Cocos, Coribe e Santa Maria da Vitória; e Extremo Sul, que sai de quatro municípios para nove, incluindo Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado.

Segundo Daniella Fernandes, diretora-geral da Sema e coordenadora do GT, o objetivo da reunião que antecede a Caravana é garantir que o Programa esteja com um planejamento estratégico consolidado. “Discutimos ações que vão desde a prevenção e capacitação das brigadas até a padronização dos procedimentos operacionais, o lançamento de um novo sistema de gerenciamento de dados que será extremamente importante para a atuação em campo, além da elaboração do novo Plano de Ações Integradas, que foi apresentado hoje e já aprovado pelo GT”, esclareceu a diretora-geral da Sema, Daniella Fernandes.

A expectativa para Pablo Rebelo, coordenador de Programas e Projetos da Sema, é que a Caravana percorra novamente as quatro regiões prioritárias do estado – Oeste, Norte, Chapada Diamantina e Extremo Sul –, com destaque para a ampliação dos municípios nesta edição, alcançando 46 municípios ao longo do ano. “Nosso foco em campo será reforçar o trabalho de conscientização já realizado em 2024 e sugerir novas alternativas para reduzir a dependência do fogo nas práticas agrícolas e outras atividades em áreas de vegetação, respeitando os tratos culturais e tradicionais de cada comunidade”, afirmou.

A elaboração do novo Plano Estadual de Ações Integradas para Prevenção aos Incêndios Florestais 2025, um documento estratégico que define diretrizes e metas para reduzir os focos de queimadas em áreas sensíveis, também foi discutido pelo GT. Rebelo explica que, neste ano, o Plano seguirá o viés da ‘Preparação’ para incêndios florestais. “Isso porque no ano passado, percebemos a necessidade de trabalhar, além da prevenção, a preparação para os incêndios, reforçando a integração dos demais membros do GT na realização das ações preventivas”, disse.

Foto: Matheus Lemos/Ascom Sema

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.