Salvador virou a cidade dos viadutos e nesta sexta-feira foi inaugurado mais um deles. O novo viaduto recebeu o nome do publicitário baiano Duda Mendonça, e fica na região do Detran, próximo ao 3° Batalhão de Bombeiros Militar.
Segundo a prefeitura, o viaduto, que custou R$ 51,8 milhões, tem como objetivo desafogar o trânsito, beneficiando motoristas que transitam pelas avenidas Tancredo Neves ou Paralela e desejam acessar a Av. ACM.( Veja aqui)
Urbanistas afirmam que a construção de viadutos com o intuito de reduzir congestionamentos em áreas críticas, não resolve os problemas de congestionamento urbano, estimulam o uso do automóvel e tendeM a aumentar os engarrafamentos do futuro.
A professora Erika Cristine Kneib, da Universidade Federal de Goiás, por exemplo, afirma que “o viaduto não resolve problemas de congestionamentos. Ele é somente a forma mais rápida de se chegar ao próximo ponto de congestionamento”.
Mal foi inaugurado este viaduto e um novo elevado de porte já está sendo erguido em frente ao Shopping da Bahia. Trata-se do viaduto, que ligará o shopping à região do Acesso Norte e passa por toda a extensão da Praça Newton Rique, que já foi desativada.
O viaduto terá mais uma vez a função de desafogar o engarrafamento da LIP (ligação iguatemi-paralela) e permitir que motoristas sigam diretamente do shopping para o Detran, sem precisar passar pela frente da rodoviária.
O portal Bahia Econômica entrou em contato com a Secretária de Infraestrutura do município que afirmou que a praça será requalificada, mas não apresentou o projeto e nem explicou como, já que o viaduto, que já tem a estrutura de concreto em construção, tem colunas no local e passa pela extensão da praça Newton Rique.