O Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, foi homenageado, hoje (27.03), com o Título de Cidadão Baiano em Sessão Especial comandada pela presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputada Ivana Bastos, em proposição do deputado estadual Alex da Piatã (PSD), em reconhecimento à ação pastoral do líder da Igreja Católica na Bahia. Presentes, entre outras autoridades civis, militares e eclesiásticas, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, representando o governador Jerônimo Rodrigues.
Desde que assumiu a Arquidiocese de Salvador, em 2020, o cardeal tem desempenhado papel ativo na evangelização, fortalecimento da fé e promoção de ações sociais. Ao discursar após o recebimento do título, Dom Sergio, com emoção, relembrou os seus laços, desde o nascimento, com a Bahia. “Nasci em casa, na zona rural de Dobrada, no interior de São Paulo, através das mãos de uma parteira, dona Maria Baiana. Por esses desígnios de Deus, as mãos de Maria Baiana se prolongam nas mãos de baianos e baianos que me acolheram com alegria e amor, e que rezam por mim. Agradeço a Deus por fazer parte deste povo alegre e pleno de fé”, revelou o mais novo cidadão da Bahia.
A presidente da ALBA disse que a homenagem a Dom Sergio foi “luminosa” e aconteceu numa manhã ensolarada de Outono. “A natureza do nosso mais novo baiano é a da modéstia e da simplicidade, mas ele é um teólogo brilhante e está nas listas de sucessão do Papa Francisco. Trata-se do único clérigo da América Latina no colegiado de nove cardeais nomeados pelo Papa Francisco, que tem ainda representantes de Roma, do Vaticano, de Kinshasa, de Mumbai, de Boston, de Barcelona, de Québec e de Luxemburgo. É uma honra tê-lo como nosso conterrâneo”, saudou Ivana Bastos.
Em seu discurso, o deputado Alex da Piatã destacou o papel de Dom Sergio da Rocha como líder religioso, que logo se comprometeu com as causas sociais e espirituais do povo baiano. “O Arcebispo Primaz do Brasil se identificou de pronto com a cultura, com as tradições e com a diversidade religiosa dos baianos e baianas. Um humanista, que nos trouxe como lema “Omnia in caritate” (Tudo na Caridade), amando e ajudando o próximo sem esperar nada em troca. A única divergência é que sou Vitória e ele já assumiu que é torcedor do Bahia”, brincou Alex de Piatã, fazendo a plateia e o homenageado rirem ao quebrar o protocolo da sessão solene.
Foto: Vaner Casaes /ALBA