O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticou a gestão do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), ao cobrar investimentos em creches e na criação de uma maternidade municipal. Sem citar nomes, o petista afirmou que a administração da capital baiana prioriza festas e intervenções estéticas, mas não realiza ações estruturais.
“É muito diferente entre um projeto que faz festa, que cria fachada, que pinta meio-fio, mas não faz as coisas que precisam ter”, afirmou o governador baiano, ontem (26), em discurso durante lançamento do novo edital do programa Corra para o Abraço, no Pelourinho, na capital baiana. “Quem ama Salvador faz creche para as crianças, faz maternidade municipal”, emendou. Jerônimo relatou uma conversa com uma moradora da região, que reivindicou a construção de uma creche no bairro. Ele usou o exemplo para cobrar a construção de equipamentos públicos municipais na cidade.
“Algumas pessoas acham que o Pelourinho é só um lugar da diversão, da visita turística, mas aqui mora gente, aqui é uma comunidade”, afirmou. “Quem ama Salvador não precisa provar para o governador ou para vereadores de oposição. Faz as creches, faz as Unidades Básicas de Saúde. Salvador merece um conjunto de presentes, merece uma creche, uma maternidade municipal”, acrescentou. Em sua fala, Jerônimo declarou que todas as mulheres que dão à luz em Salvador recorrem a maternidades estaduais, pois a cidade não possui uma unidade municipal.
Foto: Joá Souza/GOVBA