Dos empregos atuais, 22% desaparecerão até 2030, mostra uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial. Essa nova fase no mercado de trabalho global ocorre, entre outros fatores, devido ao avanço das tecnologias. Segundo Vitor Azambuja, especialista em educação, sócio do De Criança Para Criança (DCPC), programa que oferece metodologias educacionais para escolas de todo o mundo, essa realidade já desperta, ou ao menos começa a despertar, a atenção do setor educacional. “Neste novo cenário, a educação desempenha um papel essencial ao impulsionar o aumento da produtividade, preparando os profissionais para as novas realidades do mercado”, comenta.
Por outro lado, o estudo prevê a criação de 170 milhões de novos postos, com destaque para habilidades relacionadas à Inteligência Artificial, Big Data, redes e segurança cibernética, além de pensamento criativo, ressaltando as habilidades de cada pessoa. “As escolas precisam, cada vez mais, ampliar a visão sobre esse cenário, onde as pessoas serão chamadas para trabalhar em projetos, cada uma com suas habilidades. Cada um vai precisar aprender a trabalhar em um time integrado, mas com habilidades diferentes”, complementa o também sócio do DCPC e especialista em educação, Gilberto Barroso.
A pesquisa também destaca que, além da tecnologia, fatores como incertezas econômicas e geopolíticas, mudanças demográficas e a transição verde serão cruciais para a formação das novas profissões até o final da década, demandando um esforço de cooperação. Em vista disso, Gilberto enfatiza ser crucial o papel dos professores, que, ao incorporar essas tendências em suas abordagens pedagógicas, não apenas ajudam os alunos a se adaptarem às novas realidades, mas também os incentivam a desenvolver novas competências. “É essencial que os educadores estejam atentos à maneira como as novas profissões estão conectadas a questões globais”, complementa.
Aluno como protagonista
Diante dessa realidade, um exemplo de recurso para a preparação de alunos para as profissões do futuro é a aplicação da metodologia Criando Juntos, do programa De Criança Para Criança (DCPC). A metodologia abrange o percurso do aluno, desde a infância até a inovação intelectual e o protagonismo, oferecendo ferramentas para alcançar os melhores resultados. O método foca no desenvolvimento individual e no trabalho em equipe, colocando a criança no centro da aprendizagem e da criatividade.
“A DCPC (De Criança Para Criança) já produziu mais de 3 mil animações a partir de histórias criadas pelos próprios alunos, e o Programa DCPC CRIANDO JUNTOS oferece inovações tecnológicas para escolas de todo o mundo. Com isso, o aluno não apenas aprende e se envolve com recursos tecnológicos ligados às profissões do futuro, mas também cria roteiros sobre temas variados, como conflitos civis e históricos, questões ambientais e sustentabilidade, entre outros”, finaliza Vitor Azambuja.
Imagem de Oleksandr Pidvalnyi por Pixabay