A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), chegou a 70 campos de grama sintética já inaugurados na cidade. A iniciativa vem transformando a vida da população assistida, não apenas no âmbito da prática de esportes e da promoção do lazer, mas também em outras áreas, pois a utilização dos equipamentos esportivos pelas comunidades apresenta reflexos na educação, no social, na infraestrutura dos bairros e até mesmo na segurança.
“Lidamos, no dia a dia, com a pobreza e a vulnerabilidade social, e sentimos na pele a possibilidade de ascensão social e de mudança de vida a partir de projetos esportivos. Quando o menino está em um campo de futebol, praticando, socializando, ele fica mais focado, mais disciplinado, melhora suas notas, e o relacionamento em casa”, destacou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.
O secretário Júnior Magalhães citou também o projeto Bora Bahêa Meu Bairro, uma parceria entre a administração municipal e o Esporte Clube Bahia, presente em 11 bairros da cidade, a exemplo de Valéria e Boca do Rio.
Em cada uma dessas localidades, 120 crianças têm a oportunidade de se desenvolver no esporte sob o olhar atento dos profissionais. Há a possibilidade de integrar a base do time baiano, caso apresentem bom desempenho em campo. As crianças e adolescentes também recebem todo o suporte necessário para a prática do futebol, como material esportivo e alimentação.
Além de se desenvolverem fisicamente e socialmente, “os jovens são incentivados a manter boas notas, um critério essencial para continuar no projeto”, ressaltou o titular da Sempre, reiterando a possibilidade de revelação de novos talentos no futebol. “O sonho de muitos deles e de suas famílias também”, continuou Júnior Magalhães.
Atualmente, nesses campos reformados pela Prefeitura de Salvador, 1.320 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, estão praticando futebol sob a supervisão de monitores profissionais da própria comunidade.
Fotos: Valter Pontes / Secom PMS