Os cidadãos de Paris aprovaram, por meio de referendo, a conversão de mais 500 ruas em áreas exclusivas para pedestres. A medida faz parte dos esforços da prefeita Anne Hidalgo para reduzir o tráfego de automóveis e melhorar a qualidade do ar. A proposta foi aprovada por 65,96% dos eleitores, embora a participação tenha sido baixa, com apenas 4,06% do eleitorado votando.
Este é o terceiro referendo de mobilidade realizado na cidade nos últimos anos. Em 2023, os parisienses proibiram patinetes elétricos de aluguel, e no ano anterior, aumentaram as tarifas de estacionamento para SUVs grandes. A nova regulamentação eliminará 10 mil vagas de estacionamento adicionais, somando-se às 10 mil já retiradas desde 2020. As autoridades agora irão consultar os habitantes sobre quais ruas transformarão em zonas para pedestres.
A medida faz parte da redução do tráfego de veículos, que diminuiu pela metade desde o início dos anos 2000. Com a implementação, quase 700 vias serão exclusivas para pedestres, representando 10% da malha viária de Paris. Embora a cidade tenha avançado em mobilidade sustentável, ainda está atrás de outras capitais europeias em termos de infraestrutura verde, com apenas 26% da área composta por espaços verdes, enquanto a média das capitais europeias é de 41%.
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Fonte: Veja