domingo, 30 de março de 2025
Euro 6.2461 Dólar 5.7662

DA COMIDA ANCESTRAL À COZINHA FIT: BAHIA ORIGEM WEEK PROMOVE FUSÃO DE CULINÁRIAS, EM SALVADOR

João Paulo - 24/03/2025 10:20

Um mix de sabores, técnicas e tradições serão celebrados na 4ª edição do Bahia Origem Week, evento que acontecerá entre os dias 03 e 06 de abril, no Centro de Convenções Salvador, no bairro da Boca do Rio. A Feira Gastronômica – considerada uma das maiores do Brasil -, integra em sua programação outros dois grandes eventos: o Chocolat Festival e a ExpoPesca e Aquicultura Nordeste. A entrada é gratuita, mediante a entrega de 1Kg de alimento para a Campanha Bahia Sem Fome. Dentre as atividades previstas, um dos grandes destaques é o Showcooking:  conceito de aula show que permite ao público uma imersão nas práticas de uma cozinha profissional. A atividade terá uma diversidade de estilos, que vão de saberes tradicionais a técnicas avançadas nos preparos dos alimentos.

Ao todo, 10 chefs vão comandar as aulas shows nos quatro dias de evento. Dentre os segmentos gastronômicos abordados, a culinária afro-brasileira é uma das principais, com pratos que exaltam a influência africana na alimentação local. Os representantes dessa categoria são os chefs baianos Ana Célia, Jônatas Bomfim e Fabrício Lemos e o paraibano Carlos Ribeiro. Os pescados também serão representados na programação do Showcooking. Em parceria com a Expopesca, o Origem Week traz nomes como a jacobinense Elíbia Portela, criadora do pão delícia e boliviano, e a alagoana Cida Pescadora para evidenciar a cadeia produtiva do setor, que é uma das mais importante atividades econômicas do estado.

A riqueza da cozinha regional da Costa do Cacau, no litoral sul baiano, será destacada pela itabunense Dani Façanha, chef e proprietária de renomado restaurante em Ilhéus, e pelo consultor gastronômico e empresário, André Cabral, que ensinará modos de reaproveitamento de alimentos. Já na culinária fitness, um dos setores que mais cresce na nutrição, o chef soteropolitano Gabryel Boaventura vai descomplicar  a alimentação saudável com dicas de preparos e escolha de ingredientes que tragam equilíbrio físico e bem estar. A gastronomia internacional será defendida pelo chef Laurent Rezette, embaixador na América Latina do The Mastercook of Belgium. O profissional que comanda restaurantes especializados em culinária francesa e mediterrânea, promete levar para sua aula show técnicas e insumos da gastronomia europeia, em especial do seu país de origem, a Bélgica, unindo com os sabores da Bahia, estado onde reside há mais de 20 anos.

A arte da confeitaria também ganhará espaço na programação do Origem Week. Em parceria com o Chocolat Festival, o evento traz a chef argentina Mariana Corbetta para a grade. Fundadora da Escola Mundo Pastel, a profissional vai ensinar técnicas como temperagem do chocolate, decoração, arte e artesanato. O evento conta ainda com o Atelier do Chocolate, onde chefs preparam esculturas de chocolate ao vivo. De acordo com André Cabral, que atua na curadoria dos chefs no Bahia Origem Week, os diferentes perfis de profissionais nesta edição atendem a demanda de crescimento nas áreas da cozinha, além de visibilizar novas tendências e respeitar as regionalidades.

“Na cozinha show, procuramos atingir vários setores da gastronomia. Nós temos desde a Expo Pesca, com pescados regionais, a pratos com heranças africanas, como a Galinha d’Angola ao molho de Cacau e a confeitaria, trazendo o cacau e o chocolate como protagonistas. Neste ano vamos trazer também receitas fitness, explorando as possibilidades de uma alimentação mais saudável, e a gastronomia sustentável, que é o aproveitamento 100% do alimento”, disse. O Bahia Origem Week é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI, Bahiater, CAR, Bahia Pesca e Adab. Além de ter o apoio da Unicafes BA, Ceplac e Biofábrica da Bahia.

Fotos: André Monteiro

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.