O governo Lula continua pressionando a Vale para que a mineradora compre a mineradora Bamin, sediada na Bahia mas controlada por um grupo do Cazaquistão.
Segundo o colunista Lauro Jardim, o novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, não quer e está resistindo com bastante habilidade.
Pimenta já deveria ter enviado ao conselho de administração uma proposta de aquisição da Bamin e não o fez. A Bamin está fortemente endividada e precisando de investimentos bilionários, pois , além da mineração de ferro, precisa concluir a Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul, que sequer começou.
Os ministros Alexandre Silveira e Rui Costa pressionam a Vale. O governo tem o poder de retaliar segurando a concessão de licenças para exploração de minas, condição fundamental para determinar o aumento de produção da empresa.