O deputado Leandro de Jesus (PL) ingressou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para viabilizar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa, com o objetivo de investigar invasões de terras no extremo sul do estado. O pedido de liminar para dar andamento ao colegiado na Alba deve ser julgado na próxima quinta-feira (27).
Atuando diretamente na região, o parlamentar acompanha a situação das invasões de propriedades. Em Teixeira de Freitas, participou de uma reunião com representantes da segurança pública, do Governo do Estado e empresários do agronegócio, na qual foi discutida a gravidade do cenário.
Nesta quarta-feira (19), o Governo da Bahia anunciou a criação de um grupo de trabalho para tratar dos conflitos agrários no Extremo Sul. O comunicado foi feito pelos secretários de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e de Segurança Pública, Marcelo Werner, durante uma visita à área afetada pelas ocupações irregulares.
Segundo Leandro de Jesus, em Prado, um policial foi baleado durante as ações de desocupação, e cerca de 10 armas foram apreendidas em posse dos invasores.
“A situação é de extrema urgência. Estamos aqui fiscalizando e denunciando mais este absurdo que envolve invasores de terra. Esses criminosos espalham terror, medo e violência para ocupar propriedades que não são deles”, declarou o deputado.
Foto: Vanner Casaes/AgênciaALBA