A vereadora Marta Rodrigues disse, nesta quarta-feira (19), que o reajuste do Governo do Estado para os professores da rede estadual, com piso salarial 2% acima do nacional, é uma demonstração do compromisso que a gestão tem com a educação na Bahia e com o respeito aos educadores.
O projeto de Lei foi enviado pelo Estado e aprovado na terça-feira (18) na Assembleia Legislativa da Bahia. Agora, o valor mínimo da categoria passa a ser de R$ 4.965,24, representando um reajuste de 6,27% em comparação com o antigo piso. Para Marta, a valorização da categoria é essencial para fortalecer e qualificar o ensino nas escolas públicas.
“O governo do Estado vem mostrando desde o início um bom desempenho na Secretaria de Educação, promovendo acessibilidade no ensino, qualificações e valorização dos professores. Já entregou centenas de novas escolas, fez reformas pela Bahia toda, incluiu e agora dá mais um passo no sentido de cumprir com os direitos dos trabalhadores. O governador, que é professor, também sabe da importância desse reconhecimento”.
A petista lembra, ainda, que ano passado o governo sancionou uma lei que reestrutura a carreira dos professores indígenas da rede estadual de ensino e equipara os salários dos professores indígenas aos do restante da categoria.
“São avanços importantes que estamos assistindo e que vemos refletidos nos olhares dos alunos, dos professores, diretores, de todos aqueles que trabalham na educação. A luta pela valorização da categoria de professores é antiga e este reajuste é fruto de muito diálogo entre o governo com a APLB e demais entidades”, disse.
Foto: Assessoria Marta Rodrigues