terça, 08 de abril de 2025
Euro 6.49351 Dólar 5.9159

JUROS ALTOS DEVE DESACELERAR ECONOMIA A PARTIR DO 2º TRIMESTRE, DIZ IFI

Victoria Isabel - 20/03/2025 15:58

A partir do segundo trimestre deste ano, a atividade econômica do país deve começar a desacelerar, devido à elevação da taxa de juros, que já chegou a 14,25% ao ano, segundo análise da IFI (Instituição Fiscal Independente) divulgada nesta quinta-feira (20).

Com o impacto sobre o consumo e o investimento, a economia deve desacelera com as altas taxas de juros e o crescimento mais fraco da massa salarial esperado para este ano, apesar da expectativa de um impulso para o começo deste ano com a safra recorde em curso.

“O desempenho do IBC-Br em janeiro indica que a atividade econômica deverá ganhar impulso no primeiro trimestre de 2025, liderada pelo setor agropecuário. No entanto, a deterioração dos indicadores de confiança sugere uma tendência de desaceleração ao longo do ano”, apontou a IFI, segundo o CNN Brasil.

Na esteira dos dados que apontam os rumos da economia brasileira, o indicador considerado a prévia do PIB (Produto Interno Bruto), o IBC-Br, teve alta expressiva de 0,9% em janeiro, puxado, sobretudo, pelo agronegócio, segundo o BC (Banco Central).

“A economia continuou operando acima de sua capacidade potencial no começo de 2025, mas deve perder ritmo a partir do segundo trimestre, após o impulso inicial da safra agrícola recorde“, consta no relatório.

“A desaceleração reflete o impacto da elevada taxa de juros sobre consumo e investimento, além do menor crescimento da massa salarial ampliada, que tende a se enfraquecer, mesmo considerando os efeitos positivos do aumento real do salário mínimo e da recente liberação de R$ 12 bilhões do FGTS (saque-aniversário)”, disse.

foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.