Na indústria de bebidas, onde a água é a principal matéria-prima, uma gestão adequada desse recurso é fundamental para assegurar a eficiência hídrica do processo e, sobretudo, preservar esse bem vital para a humanidade. Abraçando essa responsabilidade, a Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás), adota uma gestão estratégica dos recursos hídricos, considerando a água como um de seus principais ativos. Somente no último ano, a empresa investiu mais de R$ 70 milhões em modernizações fabris para redução do consumo hídrico.
Para além dos muros das fábricas, a Solar aposta em impactar positivamente as comunidades nas quais está inserida. Na Bahia, a empresa apoia a iniciativa da Coca-Cola Brasil, Água + Acesso: Escolas com Água. Estudantes e moradores da zona rural de Ipecaetá receberam o projeto na Escola Municipal Aprígio Santana.
Os alunos da instituição passaram a contar com água filtrada de qualidade graças a iniciativa, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ipecaetá, Coca-Cola Brasil, Sustainable Development & Water for All (SDW), Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, Solar Coca-Cola e a empresa Aquatorre. A iniciativa instalou um sistema de filtragem de água promovendo acesso aos recursos e também fomentando a sustentabilidade da comunidade, capacitando-a a gerenciar seus próprios recursos hídricos a longo prazo.
Ações gerais
As principais ações gerais que a fabricante vem desenvolvendo para reduzir o consumo hídrico incluem a redução do uso de água em processos industriais, a recuperação de efluentes, iniciativas para conservação de bacias hidrográficas e a proteção de ecossistemas críticos têm se expandido nas unidades da empresa de Norte a Nordeste do país, bem como em parte da região Centro-Oeste. Nas unidades, o foco é na atualização das tecnologias para eficiência hídrica, incluindo processo de ultrafiltração, reaproveitamento de vapor, modernização de lavadoras e sistemas de captação de água da chuva.
Destaca-se ainda a meta de reduzir o consumo hídrico para 1,50 litro de água captada por litro de bebida produzida até 2027. Estes esforços da empresa não são recentes. De acordo com o diretor de Supply Chain da Solar, Orlando Fiorenzano, a empresa investe continuamente na redução do consumo de água há décadas. “Desde 2015, a Solar reduziu em 29% o volume de água consumido por litro de bebida produzida. Estes resultados levaram nossa empresa a ser reconhecida como a primeira franquia da Coca-Cola na América Latina a receber a certificação Alliance Water Stewardship (AWS)”, friza Fiorenzano.