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SEMANA DO CONSUMIDOR 2025: PMES ONLINE FATURAM R$ 124,5 MILHÕES

Bruna Carvalho - 19/03/2025 11:53

As pequenas e médias empresas do varejo online registraram um faturamento total de R$ 124,5 milhões com as vendas durante a semana do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. O resultado representa um crescimento de 41% em comparação ao mesmo período de 2024, quando o faturamento foi de R$ 88 milhões. Apenas no dia 15, as vendas somaram R$ 18 milhões, conforme dados levantados pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.

Do dia 10 a 16 de março, 1,9 milhão de produtos foram comercializados, marcando um aumento de 46% em relação ao ano anterior. Apenas no Dia do Consumidor, creatina, perfume e roupas foram alguns dos itens mais vendidos no e-commerce. Os segmentos com maior faturamento no período foram Moda (R$ 41 milhões), Saúde & Beleza (R$ 12,5 milhões) e Acessórios (R$ 7 milhões).

De acordo com Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop, datas comerciais menos comuns como o Dia do Consumidor são essenciais para o crescimento das PMEs online, pois permitem que os lojistas aumentem sua visibilidade em relação aos grandes varejistas, conquistem novos públicos e reforcem sua presença digital. “Trata-se de uma oportunidade para oferecer atendimento diferenciado e criar vínculos duradouros com os clientes por meio de estratégias focadas na jornada de compra, com campanhas promocionais específicas e fidelização com cupons e brindes, gerando resultados significativos para os empreendedores”, conclui.

O ticket médio das compras realizadas na semana do consumidor foi de R$ 250. Em relação às formas de pagamento, o cartão de crédito e o pix representaram a mesma porcentagem das transações online (48%).
Os estados que lideraram o ranking de faturamento foram São Paulo (R$ 42,5 milhões), seguido por Minas Gerais (R$ 9 milhões), Rio de Janeiro (R$ 7 milhões), Santa Catarina (R$ 6,5 milhões) e Ceará (R$ 6 milhões).

A análise considerou as vendas realizadas na semana do consumidor em 2024 e 2025 da base de lojistas brasileiros que utilizam a plataforma da Nuvemshop.

Foto: Porapak Apichodilok/Pexels

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