Os clássicos do café da manhã, ovo e café, vêm registrando alta nos preços em todo o país, é o que indica os dados do Radar da Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas que usa a inovação e a inteligência de dados para impulsionar resultados do varejo e indústrias de bens de consumo.
Segundo o estudo, o preço do ovo em supermercados e atacarejos regionais apresentou um aumento expressivo de 23,3% em comparação ao mês anterior, impulsionado por três efeitos: o calor intenso, preço do milho e sazonalidade da quaresma, momento em que muitos católicos diminuem o consumo de carne e aumentam o de ovo. Ao analisar os dados em um período de um ano, o aumento é menor chegando a +17,2%, devido a redução de preço no segundo semestre de 2024.
O café, que já vinha apresentando aumentos significativos nos últimos meses, teve um repasse de +8,5% em comparação a janeiro, acumulando uma alta impressionante de 66,6% nos últimos 12 meses. A elevação foi puxada pela lei da oferta e demanda, com redução da oferta e aumento da demanda globalmente, além da desvalorização do real.
Neste cenário, o consumidor busca alternativas e observa-se uma mudança no comportamento de compras. As compras de consumo imediato, contendo de 1 a 5 itens, passa a ser mais frequente para a categoria de café em ambos canais. Esse movimento está alinhado à tendência do consumidor de adquirir menos produtos por vez, mas visitar as lojas com maior frequência.
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