Na segunda audiência da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres sobre o corredor Fico/Fiol, que prevê a implantação de cerca de 2,7 mil quilômetros de extensão de trilhos, cruzando os estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso, realizada em Salvador nesta quarta-feira (12), vários especialistas destacaram a importância do projeto para o Brasil e para a Bahia.
Presente a audiência, Edgar Porto, Diretor de Estudos da Sei/Seplan e doutor em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional afirmou ao portal Bahia Econômica que o projeto Fico/Fiol é o maior projeto de infraestrutura brasileiro sob o ponto de vista do desenvolvimento regional e deveria ser apoiado por todos.
“É a primeira vez que se propõe a descentralização da infraestrutura logística do país. O projeto é uma cruz logística, que cria um eixo ferroviário no sentido leste- oeste e que passa pela Bahia”, disse o diretor.
E lembrou que nos eixos logísticos propostas anteriormente, a Bahia só aparecia com rodovias e a hidrovia do São Francisco e agora está no centro de um projeto que vai integrar o país.
O portal também ouviu outros especialistas que disseram que as criticas de que a Fiol 3 teria um custo subavaliado e que que teria incerteza de demanda, levantada na audiência de Brasília (veja aqui) não procedem, pois os estudos de demanda da ANTT e os estudos da Fundação Dom Cabral para o governo da Bahia mostram que existe carga.