A primeira audiência sobre o projeto ferroviário do governo relativo ao corredor logístico Fico/Fiol, que prevê a implantação de cerca de 2,7 mil quilômetros de extensão de trilhos, cruzando os estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso, foi realizado nesta terça-feira (11) em Brasília e foi alvo de todo tipo de questionamento.
Com baixo comparecimento, uma das principais críticas foi o custo do projeto de 14,5 milhões de reais por km, que estaria abaixo do valor atual realista, de R$ 22 milhões por km, segundo os críticos.
O ritmo de construção, de 200 km por ano, também foi criticado, considerando-se mais plausível de 60 a 70 km por ano.
Outro ponto levantado refere-se às incertezas quanto à construção do Porto de Ilhéus, a indefinição clara sobre a implantação do complexo portuário é apontada como um fator que pode comprometer o avanço do projeto.
Especialistas ouvidos pelo Bahia Econômica afirmam que parte das críticas é procedente, mas alertam também para o desinteresse de alguns grupos econômicos na realização do projeto. O portal está acompanhando a audiência pública sobre o projeto que se realiza nesta quarta-feira em Salvador e vai informar ao leitor.
O valor total do projeto está estimado em 17,6 bilhões de reais ao longo de 12 anos. Com informações da revista Veja.