O Carnaval de Salvador vai levar mais de 2,5 mil horas de música em seis dias, além de mais de 700 atrações nos circuitos oficiais e 600 em palcos temáticos. E para que toda a megaestrutura estivesse disponível para os foliões, a Prefeitura captou recursos junto à iniciativa privada para cobrir os custos operacionais da festa, que vai criar mais de 250 mil empregos e movimentar R$ 1,8 bilhão na economia da cidade.
A folia este ano tem como patrocinadores a Brahma, Beats, Guaraná Antarctica, iFood, Mercado Pago, 99, Rexona, Zé Delivery e Betnacional. Essas marcas divulgam, distribui e vendem produtos e serviços, bem como realizam atividades promocionais ou de comércio de rua em diversos circuitos.
“A cada ano, nós temos feito um esforço muito grande de valorizar os nossos produtos, ampliando a participação das marcas no Carnaval e seus investimentos. E cada marca dessas também incentiva as entidades, patrocina blocos, faz ativações na cidade. Então, para todos os valores que são investidos por meio da Prefeitura de Salvador há também praticamente o dobro desses investimentos por cada uma dessas marcas em iniciativas que também ajudam a fortalecer a festa”, afirma o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.
Engajamento – Para as empresas patrocinadoras, a folia soteropolitana dá a oportunidade delas se engajarem diretamente com o público, criando experiências memoráveis.
“Salvador é considerada o coração pulsante do Carnaval brasileiro e um dos destinos mais procurados pelos foliões do Brasil e do mundo. A cidade tem uma relevância cultural e econômica que se alinha perfeitamente com o propósito da Ambev de promover celebrações autênticas e inclusivas. Além disso, a presença da Brahma na festa fortalece a tradição do Carnaval baiano, valorizando a cultura local e impactando positivamente a comunidade”, avalia Rômulo Piredda, diretor regional da Ambev.
A multinacional do ramo de bebidas é detentora de marcas como Brahma, Beats, Antarctica e Zé Delivery e está presente no Carnaval de Salvador há quase uma década. Para os dias de festa, a Brahma estará presente em cinco blocos, seis camarotes e apoiando mais de 80 artistas que tocarão em trios sem corda, assim como os festejos do Carnaval nos Bairros e palcos alternativos.
A marca oferece ainda suporte aos ambulantes por meio do projeto-piloto Bora Ambulante. Cerca de 3,5 mil desses trabalhadores são beneficiados com cesta básica, kit de autocuidados, além de instalação de chuveiros no circuito Barra-Ondina, onde recebem uma toalha e produtos de higiene.
Compromisso – Para diretora de Marketing da 99, Ana Verron, investir em Salvador é reforçar o compromisso da empresa com a mobilidade urbana e a segurança durante o maior Carnaval do Brasil.
“Como plataforma genuinamente brasileira, a 99 entende as particularidades das ruas e, principalmente, da festa. O nosso serviço busca oferecer soluções que melhorem a experiência dos foliões e motoristas, como a criação do Ponto de Embarque para facilitar o fluxo na cidade. Ainda para apoiar a mobilidade e integração dos foliões com o Expresso Salvador, a 99 oferece 5 mil vouchers com descontos de até 50%, limitados a R$ 8. Além de contribuir para a organização do trânsito, essa colaboração fortalece o papel da 99 como uma aliada do Carnaval, garantindo que todos possam curtir a festa com mais conforto e segurança”, explicou.
Em 2024, a 99 impactou mais de 9 milhões de consumidores por meio de ativações e distribuição de cupons de desconto nas cidades onde esteve presente. Para este ano, a expectativa é ampliar ainda mais esse alcance, dobrando o investimento no Carnaval e aumentando em mais de 100% a exposição da marca em relação ao ano anterior.
CEO da NSX Brasil, plataforma de gestão de apostas esportivas da Betnacional, João Studart também acredita que apoiar um evento tão emblemático como a folia soteropolitana é fortalecer o compromisso da empresa com a cultura e o entretenimento.
“Esse é mais um passo para consolidarmos nossa marca como referência no setor de entretenimento esportivo e cultural. Para o Carnaval de Salvador, preparamos uma série de ativações inovadoras que visam proporcionar experiências únicas ao público. Nossas iniciativas incluem um Mega Painel de LED na concentração dos blocos, que garante visibilidade para a marca e interatividade com os foliões. Além disso, vamos reforçar nosso compromisso com o bem-estar por meio do Caminhão da Hidratação, oferecendo água gratuitamente aos participantes”, disse.
Oportunidades – Outra patrocinadora, o Mercado Pago, um dos maiores bancos digitais do país, enxerga na festa uma oportunidade de unir a força da plataforma financeira no apoio a microempreendedores locais.
“Acredito que a marca se consolida em Salvador ao facilitar os pagamentos durante o Carnaval, oferecendo soluções seguras para consumidores e condições especiais para vendedores de rua. Além disso, vamos fortalecer o vínculo com o público local ao promover benefícios e incentivos ao uso do banco digital. Para a folia, estamos incentivando a abertura de contas com rendimento de até 105% do CDI desde o primeiro dia, sem IOF para aportes acima de R$ 1 mil no mês, além do cartão de crédito com cashback instantâneo”, anuncia o head de Marketing do Mercado Pago, Felipe Castanho.
“Já os ambulantes credenciados contam com taxas reduzidas de 0,69% no débito e crédito à vista para transações feitas pelas maquininhas Point Air e Point Tap, por dois meses ou até um faturamento mensal de R$ 4 mil. Outra frente importante é sobre inclusão financeira, com o lançamento em Salvador do projeto Agora Vai nas Ruas, que oferece trilhas de educação financeira e empreendedorismo via WhatsApp para apoiar os vendedores na gestão dos seus ganhos”, completa.
Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS