Em janeiro de 2025, a Bahia recebeu 26,1 mil turistas internacionais, um aumento de 59,6 %, em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto o crescimento no Brasil foi de 55%. O turismo baiano superou a movimentação no Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas, que, juntos, receberam 25,1 mil visitantes de outros países, no primeiro mês deste ano. A Bahia registrou 51% dos estrangeiros que procuraram o Nordeste. Os dados foram coletados pela Polícia Federal e pelo Ministério do Turismo (MTur).
Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), os números são o resultado da atuação da pasta, na promoção do destino Bahia em feiras do setor pelo mundo, captação de voos internacionais, qualificação de serviços e obras estruturantes. Para o órgão, o momento positivo sinaliza que o Carnaval 2025 deverá ter uma movimentação histórica de visitantes estrangeiros.
“Os números foram divulgados, quando festas na Bahia já apresentam uma grande movimentação de turistas estrangeiros, na capital e no interior. Isso é um forte sinal de que teremos recorde de visitantes do exterior, no Carnaval deste ano, o que vem ao encontro da política do Governo do Estado, visando ampliar a participação baiana no mercado internacional da indústria de viagens”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Quem chegou para curtir a folia baiana foi o israelense Yol Gutkowski, 23 anos, que está em Itacaré, na zona turística Costa do Cacau. “Cheguei há dois dias e me apaixonei pelo lugar, principalmente pelas praias belíssimas. Vou passar os primeiros dias do Carnaval aqui em Itacaré e depois seguirei para Salvador”, relatou.
O argentino Miguel Rodriguez, 29 anos, preferiu passar a festa em Lençóis, na Chapada Diamantina. “Estou adorando. A felicidade das pessoas é contagiante e a música é sensacional”, destacou.
Foto: Ascom/Setur-BA